Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pesquisadoras da Ufam são homenageadas no Dia Internacional de Meninas e Mulheres na Ciência pela Fapeam
Início do conteúdo da página

Pesquisadoras da Ufam são homenageadas no Dia Internacional de Meninas e Mulheres na Ciência pela Fapeam

Acessos: 223

 

As pesquisadoras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Marília Gabriela Gondim Rezende, professora da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e Jéssica Cristian Nunes dos Santos, doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, na noite da última quarta-feira, 11 de fevereiro, no Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, foram homenageadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento marca o início das atividades do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência da Fapeam, que este ano completa 7 anos, e estimula o protagonismo de Mulheres e Meninas na Ciência e promove a equidade de gênero na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Durante a solenidade, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva,  destacou a relevância do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência para o estado. “Estamos celebrando aqui trajetórias que nos instigam à reflexão, mas também à ação, ao reconhecimento, inspiração, determinação e compromisso com o presente e com o futuro. A igualdade de gênero é essencial para o desenvolvimento”, ressaltou.

A reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner,  ao falar sobre o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, enfatizou a promoção da equidade e o fortalecimento da participação feminina na produção do conhecimento científico. “A Ufam busca ampliar oportunidades e valorizar o protagonismo de meninas e mulheres na ciência, especialmente na Amazônia, como o projeto Cunhantã Digital, que há 10 anos trabalha com alunas dos ensinos fundamental e médio para ampliar o interesse na área da Computação. Celebramos as conquistas já alcançadas e trabalhamos para construir um ambiente acadêmico cada vez mais acolhedor, diverso e comprometido com o desenvolvimento científico e social do país, inspirando novas gerações de mulheres a ocuparem e transformarem os espaços da ciência”, destacou a reitora.

Pesquisadoras da Ufam: mulheres que inspiram

Na ocasião, a professora da Ufam, Marne Carvalho de Vasconcellos, foi responsável pela palestra de abertura intitulada ‘O movimento somos nós’. A docente mostrou o papel indispensável das mulheres na ciência e tecnologia mundial, além da trajetória inspiradora da princesa Nisreen, que desenvolveu técnicas médicas inovadoras, e é a responsável pelo Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência.

Uma das pesquisadoras da Ufam homenageada na noite foi a professora Marília Gabriela Gondim Rezende, ligada à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). A docente venceu na categoria Pesquisador Inovador (subcategoria “Inovação para o Setor Público”) o Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – Edição 2025. Ao relembrar sua trajetória, destacou a importância fundamental do apoio recebido durante sua formação.

“Desde a graduação, encontrei o incentivo e a confiança necessários para enxergar a academia como um caminho possível. Isso não apenas contribuiu para meu desenvolvimento acadêmico, mas também serviu como motivação para que seguisse a carreira, transformando admiração pelo conhecimento em construção coletiva”, destacou a docente premiada e homenageada. 

Outra pesquisadora da Ufam homenageada por sua trajetória científica, desde a Iniciação Científica até o Doutorado, foi Jéssica Cristian Nunes dos Santos, doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Ufam. Em sua fala, ela expressou gratidão e emoção pelo reconhecimento. “Gostaria de agradecer pelo reconhecimento e por todos que fizeram parte dessa caminhada, contribuindo para minha formação e crescimento ao longo desses anos”, destacou. A pesquisadora relembrou  que sua trajetória foi construída com dedicação, apoio institucional e incentivo de professores e colegas, elementos fundamentais para sua consolidação na área científica.

Editais exclusivos para mulheres

Na solenidade, a Fapeam anunciou dois editais  para mulheres. O primeiro é o Programa Amazônidas – Meninas e Mulheres na Ciência 2026, para pesquisadoras do interior e no Programa de Apoio à Liderança Feminina na Inovação e Sustentabilidade da Amazônia – Lidera Cientista/AM (Inédito). Com investimentos de R$ 1.500.000,00, as inscrições para este programa começarão no dia 1º de abril. A estimativa é de apoiar  10 projetos.

Já o Programa de Apoio à Liderança Feminina na Inovação e Sustentabilidade da Amazônia (Lidera Cientista/AM), tem como objetivo fomentar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados à criação de produtos, serviços ou processos inovadores, conduzidos por pesquisadoras com título de doutorado, com atuação vinculada a instituições de pesquisa e/ou ensino superior, centros de pesquisa, empresas ou órgãos públicos ou privados sem fins lucrativos, sediados no Estado do Amazonas, promovendo a inclusão e o protagonismo feminino na ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo sustentável. A estimativa é apoiar 10 propostas e investimentos de R$ 2.369.400,00, as inscrições iniciam dia 30 de março.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página