Estudantes da Ufam participam de operação do Projeto Rondon no Paraná

Levar ações de promoção da cidadania à população rural do norte do Paraná foi o objetivo da “Operação Pé Vermelho”, realizada pelo Projeto Rondon, de 21 de janeiro a 7 de fevereiro. Foram selecionadas 25 instituições de ensino superior (IES) de todo o país, num processo de seleção bastante concorrido e a Ufam foi, mais uma vez, a única IES da região norte a participar da iniciativa.
O Projeto Rondon é uma ação interministerial, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da soberania nacional.
Foram selecionados 12 municípios paranaenses para receberem a “Operação Pé Vermelho”, em que cada um deles teve duas IES indicadas como área de trabalho. A Ufam foi selecionada para atuar junto com a Faculdade de Apucarana, instituição do próprio estado do Paraná, no município de Rosário do Ivaí, que possuí uma população de 5.500 habitantes, com características rurais bem marcantes.
A Ufam levou ações voltadas aos eixos de Comunicação, Meio ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção, atendendo a população em geral, entre crianças, jovens, adultos e idosos, porém com oficinas direcionadas aos gestores municipais. “Tivemos intensa participação do município e um acolhimento maravilhoso, onde pudemos partilhar além do conhecimento e práticas, um pouco de nossa cultura”, disse a professora Cinthya Iamile Oliveira, coordenadora do Projeto Rondon na Ufam.
A equipe da Ufam foi composta por dez pessoas, duas docentes: professora Cinthya Iamile Frithz Brandão de Oliveira, do ICB, como coordenadora, e a professora Odette Passos Mestrinho, do Icet, como professora adjunta e, entre os oito discentes titulares da equipe, quatro eram do campus Manaus: Ícaro Jorge Silva Carneiro (Administração), José Roberto Soares De Melo (Geografia), Larissa Reis de Sá (Administração) e Kleyce Anna Sarah Nogueira Braga (Ciências Biológicas), e quatro eram do campus de Itacoatiara: Alana Pascoal Gama (Sistema de Informação), Chyntia Freitas Prestes (Engenharia de Software), Gabriela Rodrigues Conceição (Sistema de Informação) e Victor Gabriel Martins de Araújo (Engenharia de Software).

Redes Sociais