Ufam é primeiro lugar no pódio estadual e segundo no ranking geral do prêmio Melhores do Ano no desporto universitário
A estudante Tainá Schwartz, o lutador de taekwondo Ryan Pablo Monteiro, a equipe de handebol feminino e o treinador do time, professor João Granjeiro, também tiveram conquistas de 2025 reconhecidas na premiação nacional
***
A Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud) premiou, na última sexta-feira, 30, atletas, treinadores e instituições de educação superior que mais se destacaram no desporto universitário no ano de 2025. Representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) receberam a homenagem e o reconhecimento pelos avanços no último ciclo. As atividades desportivas têm apoio institucional por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, trabalho que conta com a parceria e o empenho de docentes, de técnico-administrativos em Educação (TAEs) e de discentes-atletas da Ufam.
Durante a solenidade , estiveram representando a Universidade a pró-reitora de Assistência Estudantil, professora Sandra Helena da Silva, e a gestora da Coordenação de Esporte, Lazer e Cultura (CELC), TAE Klélia Santos. A CELC está subordinada ao Departamento de Políticas de Assistência Estudantil (DPAS) da Proae/Ufam e é o setor que promove as ações mais direcionadas ao desporto universitário, por exemplo, o acompanhamento das delegações durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrem anualmente com a participação de equipes e competidores individuais da Ufam.
Segundo a presidente da Faud, Lilian Valente, esse foi o momento de reconhecer quem faz parte da história do desporto universitário no estado. "O esporte universitário cresce cada dia mais, fruto de um trabalho integrado entre atletas, técnicos, instituições de ensino, parceiros e colaboradores. Então poder prestigiar aqueles que fazem o desporto universitário do Amazonas acontecer é algo fundamental para demonstrarmos a nossa gratidão por todo o trabalho realizado, além de renovar o compromisso rumo a novas conquistas neste segmento", afirmou ela.
Premiações
No ranking geral das instituições premiadas, a Ufam conquistou o segundo lugar no pódio. O troféu “Melhores do Ano” no desporto universitário foi recebido pela professora Sandra Helena da Silva e pela TAE Klélia Santos, e representa um reconhecimento da política institucional em relação ao esporte. Falando em troféus, a equipe de handebol feminino foi homenageada por trazer para o Amazonas o bronze na etapa nacional do JUBs. O técnico do time, professor João Granjeiro, também foi premiado pelo trabalho que levou os estudantes ao pódio nacional.
Entre as pessoas premiadas estava a estudante de Odontologia da Ufam, Tainá Schwartz, que já garantiu medalhas em diversas modalidades de natação no JUBs. Em 2025, Tainá ganhou ouro nos 50 metros costa e nos 50 metros borboleta, além da prata nos 100 metros costas. “No ano de 2025 conquistei dois ouros e uma prata no esporte que eu amo, a natação, sendo este o meu segundo ano consecutivo como campeã no JUBs Atlética [fase nacional]. Estou muito feliz por receber este prêmio e poder representar minha instituição, minha atlética e meu estado. Espero que 2026 seja cada vez melhor", comemorou a universitária. O estudante e lutador de taekwondo Ryan Pablo Monteiro de Lima, que competiu na categoria até 74 quilos e ficou em terceiro lugar no JUBs nacional, também foi premiado no evento.
“Melhoramos esses resultados a partir do momento em que todos os atletas possam participar em competições, tanto os vulneráveis quanto os não vulneráveis. Afinal, o esporte não se baseia na vulnerabilidade. Temos conseguido isso. Inclusive, a Ufam tem um edital para alunos-atletas em situação de vulnerabilidade [...]. O esporte não é apenas habilidade, mas também treinamento e dedicação. Acreditamos que, no momento em que levamos nossos atletas para essas competições de forma geral, e que eles sejam selecionados para elas, avançamos no ranking nacional. Em nível estadual, já ficamos em primeiro lugar”, comemora a coordenadora de Esporte, Lazer e Cultura da Ufam.
Notícia relacionada: Ufam leva 29 atletas aos Jogos Universitários Brasileiros, no RN
** Com informações: FAUD
Redes Sociais