Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Docente da Ufam escreve sobre os 85 anos do Serviço Social no estado do Amazonas
Início do conteúdo da página

Docente da Ufam escreve sobre os 85 anos do Serviço Social no estado do Amazonas

Acessos: 225

A professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a docente Heloisa Helena Corrêa da Silva, escreveu uma reflexão alusiva aos 85 anos do Serviço Social no estado do Amazonas. A data foi celebrada em 15 de janeiro, e a professora faz um resgate da trajetória histórica da profissão, desde a formação dos primeiros assistentes sociais na região, destacando suas bases humanistas iniciais e sua evolução teórico-política até a perspectiva crítica contemporânea. 

Confira o texto na íntegra:

15 de janeiro, Serviço Social, em Movimento!

Na passagem do octogésimo quinto aniversário (85 anos) do Serviço Social no estado do Amazonas, a partir da capital Manaus há registro na historia da constituição das mais antigas Escolas de Serviço Social da América Latina (Chile- 1925, Brasil, a partir de 1.936, Peru, 1.937). No Amazonas como é sabido, a Escola de Serviço Social Doutor André Vidal de Araújo formou oficialmente desde 1.941 os primeiro profissionais de Serviço Social, tendo como referência o Humanismo Religioso norte-americano e o Humanismo europeu que se diferenciava do primeiro mencionado, aproximando-se mais do existencialismo, por valorizar a experiência e a responsabilidade individual, reexaminando o ser humano em contextos de crises sociais e políticas cada vez mais agudas. Ressalta-se, contudo, que as correntes humanistas, também estavam preocupadas em minimizar a “pobreza e outras mazelas” oriundas do desenvolvimento em contextos de urbanização, através da assistência. Este breve artigo não pretende revisitar documentação que se acumula sobre o Serviço Social no estado do Amazonas, mas, evocar o movimento permanente dessa profissão que se refaz conjunturalmente; daí o necessário registro em 15 de janeiro de 2026, sobre o balizamento teórico contemporâneo, fincado na vertente crítica, que se volta institucionalmente para “As Expressões da questão social” sem perder o foco da questão social, que é estrutural. O Serviço Social em movimento, no estado do Amazonas, convive contraditoriamente, com práticas que não acompanharam o caminhar do cidadão e da cidadã atendidos por programas sociais ou de pessoas que buscam no trabalho do profissional de Serviço Social orientação para resolução de questão étnico-racial, geracional e, relacionadas à classe social, esta, em sua complexidade e de difícil solução. Nesse jogo de forças, a profissão exige o reexaminar ético-político e interventivo do trabalho profissional na contemporaneidade articulados ao debate permanente sobre o significado da profissão, em mudanças no Código Profissional e na Formação Acadêmica. É o Serviço Social amazonense, em movimento.

 Sobre a docente

Heloisa Helena Corrêa da Silva é professora titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Departamento de Serviço Social. Graduada em Serviço Social pela Ufam. Mestre, doutora e Pós doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Pós doutora pelo Grupo de Pesquisa do Diretório de Grupos do CNPq/Universidade de São Paulo – USP - Geografia, Gênero, Família e Trabalho. Assistente Social CRESS/AM no 688.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página