Com 2.520 vagas, Ufam oferta 110 graduações em nove áreas de conhecimento no Sisu 2026
O período de inscrição ocorre de 19 a 23 de janeiro. Confira a distribuição de vagas por áreas de conhecimento

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está ofertando 2.520 vagas em 110 graduações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Os cursos abrangem nove áreas de conhecimento. Na seleção, a universidade é a instituição com o maior número de vagas na Região Norte.
E chega o momento de os candidatos escolherem suas opções de cursos. O período de inscrição inicia em 19 de janeiro e termina em 23 de janeiro, por meio exclusivamente do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufam, Silvia Conde, destaca que a Ufam é uma instituição respeitada na Amazônia e no Brasil, com formação de qualidade e socialmente referenciada. Silvia Conde convida os candidatos do Sisu 2026 a optarem por cursos de graduação da universidade: “Se você fez o Enem, agora é o momento de se inscrever no Sisu! Quero fazer um convite especial: venha estudar na Universidade Federal do Amazonas. A Ufam é um espaço de oportunidades, troca de ideias e construção de sonhos, que forma para a vida e para o mundo do trabalho. Aqui, você encontra ensino de qualidade, professores qualificados, projetos de pesquisa e extensão, além de políticas de assistência estudantil que ajudam você a permanecer e concluir sua graduação. Escolher a Ufam é escolher uma formação crítica, que amplia horizontes e contribui para a transformação da Amazônia e do Brasil”, incentiva.
Vagas por áreas de conhecimento
Na Ufam, os candidatos podem optar por cursos de graduação distribuídos nos seis campi da universidade, localizados em Manaus, Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins. A área de Ciências Sociais Aplicadas apresenta o maior número de vagas, 558, distribuídas em 20 cursos.

Confira a distribuição das vagas da Ufam no Sisu 2026 por áreas de conhecimento:
- Ciências Exatas e da Terra: 366
- Ciências Biológicas: 85
- Engenharias: 272
- Ciências da Saúde: 322
- Ciências Agrárias: 182
- Ciências Sociais Aplicadas: 558
- Ciências Humanas: 373
- Linguística, Letras e Artes: 195
- Outra / Multidisciplinar: 167
Os candidatos podem conferir a distribuição de vagas por cursos da Ufam no portal do Sisu. Os detalhes dos cursos de graduação da universidade estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).
Pela primeira vez, o processo seletivo do Sisu vai considerar, para fins de inscrição, classificação e seleção, os resultados do candidato nas três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). A seleção levará em conta a nota que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso escolhida pelo candidato, desde que o participante não tenha sido inscrito como treineiro.
Formação de qualidade e oportunidades
A Ufam se consolidou como uma instituição de excelência na formação discente, contando com um corpo docente altamente qualificado e experiente nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Alguns diferenciais da universidade:
- Reconhecimento institucional e inserção no mundo do trabalho, facilitando a entrada dos estudantes em estágios, programas de iniciação científica, projetos de extensão e no mercado de trabalho;
- Programas consolidados de mobilidade acadêmica, iniciação científica e educação tutorial, que ampliam a formação dos estudantes, promovem intercâmbio de experiências e fortalecem trajetórias acadêmicas e profissionais;
- Política de assistência estudantil ampla, que contribui diretamente para a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes. “Destaca-se, nesse contexto, o Restaurante Universitário, reconhecido por oferecer refeições a baixo custo, aliado a auxílios socioeconômicos e serviços voltados ao bem-estar discente. Esse conjunto de ações reduz desigualdades e favorece a dedicação integral às atividades acadêmicas”, ressalta Silvia Conde.
- Estrutura física integrada, possibilitando ao estudante vivenciar atividades interdisciplinares e ampliar sua formação;
- Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), com mais de 60 anos de atuação, referência em atendimentos de média e alta complexidade na Amazônia Ocidental e hospital-escola de formação de profissionais de saúde em graduação e pós-graduação;
- Campi inseridos em amplas áreas verdes, com ambientes propícios ao convívio acadêmico, cultural e científico.
Sobre o Sisu
O Sisu é uma ação do Governo Federal, desenvolvida pelo MEC, que tem como objetivo democratizar o acesso a Instituições Públicas de Educação Superior (IES) de todo o país. O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa Nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa Nº 21, de 5 de novembro de 2012.

Redes Sociais