Proext divulga editais Pace e Pibex de 2026 com novidades
A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou os editais de seleção de propostas de projetos para o ano de 2026 do Programa Atividade Curricular de Extensão (Pace) e do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex).
Acesse o edital Nº 002/2026 do Pace aqui.
Acesse o edital Nº 003-2026 do Pibex aqui.
Novidades
A Proext inseriu algumas novidades nos editais Pace e Pibex de 2026.
- Políticas afirmativas: destinação de 10% das bolsas Pibex para estudante com perfil das ações afirmativas e 10% das bolsas Pace para projetos com temáticas relacionadas às ações afirmativas;
- TAEs coordenadores: servidores técnico-administrativos em educação (TAE) agora podem atuar como coordenadores de projetos na modalidade do PIBEX;
- Avaliação: adoção de novos critérios de avaliação e classificação, ampliando a transparência e a qualidade do processo seletivo.
Prazos de submissão
A submissão de projetos deve ser realizada exclusivamente pela plataforma E-Campus. O período de inscrição de propostas de projetos de Pibex ocorre de 12 de janeiro a 3 de março. Já a submissão de propostas de projetos de Pace ocorre em dois períodos: de 12 de janeiro a 3 de março; e de 1º de junho a 9 de julho.
Sobre o Pace
O programa concede bolsa no valor de R$ 1.500, paga em uma única parcela, a docentes que devem empregar o valor recebido na realização do projeto. Como contrapartida pelas atividades desenvolvidas, a equipe de execução recebe certificado equivalente a 60h, que pode ser incluído no currículo pessoal ou aproveitado como horas complementares, no caso de estudantes finalistas. O Pace oferta 150 bolsas no edital de 2026.
Sobre o Pibex
A modalidade Pibex concede bolsas, no valor de R$ 700, a discentes de graduação da Ufam. O objetivo do Programa é estimular os professores a se envolverem, juntamente com acadêmicos de graduação e pós-graduação, em ações de extensão e despertar o interesse pelo desenvolvimento de atividades comunitárias, aprimorando o processo de formação acadêmica.
No edital de 2026, são ofertadas 100 bolsas, com vigência de um ano, para os projetos aprovados no Pibex.
Redes Sociais