Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Quadriênio 2025 -2029 - Nova diretoria da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) toma posse com foco em diálogo e crescimento conjunto
Início do conteúdo da página

Quadriênio 2025 -2029 - Nova diretoria da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) toma posse com foco em diálogo e crescimento conjunto

Acessos: 71

Na tarde desta quinta-feira, 18 de dezembro, os professores Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça, Rodrigo Ghedini Gheller e a técnica-administrativa Marcela Augusta Ferreira Moraes, tomaram posse, respectivamente, aos cargos de diretora, coordenador acadêmico e coordenadora administrativa da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), referente ao quadriênio 2025 -2029. A cerimônia aconteceu no Auditório Guilherme Nery, localizado na FEFF, e foi presidida pela reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner. 

Durante a solenidade, a reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, ressaltou o caráter democrático que existe na Ufam e, de modo geral, nas universidades federais. “Na Ufam, nós elegemos nossos gestores e eles, os eleitos pela comunidade acadêmica, são os empossados. Isso fortalece o caráter democratico do nosso país e da nossa Instituição. Além de parabenizar a nova diretoria, quero reiterar que a Administração Superior é parceira das Unidades Acadêmicas e também conta com a parceria dessas Unidades no desenvolvimento das nossas atividades”, enfatizou a reitora. Em seu discurso, a reitora lembrou ainda do trabalho realizado pelo professor João Libardoni, ex-diretor da FEFF, que há oito anos estava à frente da Unidade.    

A nova diretora, professora Ayrles Mendonça, possui formação multidisciplinar, com graduação em Fisioterapia e em Tecnologia em Materiais, mestrado em Engenharia Mecânica com ênfase em Tecnologia Assistiva e doutorado em Biotecnologia na área da Saúde. A docente também possui experiência internacional, com participação em programas de fellowship na Universidade de Helsinki, na Finlândia, além de atuação de destaque na área de fisioterapia neurofuncional.

“Assumir a direção da FEFF é, antes de tudo, um ato de profunda responsabilidade, gratidão e compromisso com a história, com as pessoas e com o futuro desta unidade que tanto contribui para a Ufam e para a sociedade amazônica. A FEFF é fruto de uma trajetória construída com muito trabalho, resistência e dedicação coletiva. Ao longo de sua história, a Faculdade se consolidou como um espaço de formação crítica, de produção de conhecimento, de compromisso social, muito representado pelos diversos projetos de extensão e pela defesa de uma universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Buscaremos conduzir, por meio da nossa pluralidade de colaboração, uma gestão pautada pelo diálogo, pela escuta, pela sensibilidade institucional, ética é pela capacidade de constituir consensos sem abrir mão de princípios”, destacou a nova diretora.

A professora Ayrles Mendonça falou também da importância de reconhecer o significado institucional desse momento, no que diz respeito à presença feminina nos espaços de gestão e decisão. “A Universidade, como reflexo da nossa sociedade, historicamente apresentou desafios para a plena participação das mulheres em cargos de liderança. Estar aqui como mulher, mãe, assumindo a direção da FEFF não é apenas uma conquista aleatória ou pessoal, é um sinal de amadurecimento institucional e de fortalecimento da democracia universitária”, relembrou a docente.. 

O professor Rodrigo Ghedini Gheller, empossado como coordenador acadêmico, é graduado em Educação Física, com mestrado e doutorado em Biodinâmica do Movimento Humano. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, desenvolve pesquisas e atividades nas áreas de treinamento desportivo, biomecânica e potência muscular nos esportes.

“Entendo que esse cargo não é um espaço de decisões isoladas, mas um lugar de escuta, diálogo e de construção coletiva. Virão dias de muitos desafios por exigir muito planejamento, diálogo e trabalho em conjunto.
Nenhum dos próximos desafios serão enfrentados de forma individual. Todos eles exigem decisões colegiadas, escuta ativa e por responsabilidade, reafirmando que a construção das soluções passa necessariamente pelo envolvimento de todos os que compõem a Unidade. Coloco-me à disposição também para ouvir, aprender e construir junto com todos os colegas docentes, técnicos e estudantes que possamos seguir trabalhando de forma colaborativa, com seriedade, respeito às diferenças e compromisso com a universidade pública, gratuita, democrática”, destacou o coordenador acadêmico.

Já a nova coordenadora administrativa, Marcela Augusta Ferreira Moraes, é graduada em Administração e especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Atua na FEFF com foco na gestão administrativa e no apoio às atividades acadêmicas da Unidade.

“Quero fazer um agradecimento especial aos meus colegas Técnicos-Administrativos em Educação e dizer que a coordenação administrativa acontece pelo trabalho em equipe que realizamos na FEFF. A Unidade conta com uma excelente equipe. Agradeço a oportunidade e a confiança depositada em mim para construir uma gestão participativa, democrática e humana voltada para a valorização das pessoas, com transparência e foco nos melhores resultados para a nossa Faculdade”, finalizou.

Após a solenidade de posse, houve uma homenagem, com descerramento de placa, referente aos 50 anos da turma de 1974 de Educação Física.  

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página