Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam avança em estudos sobre retenção e evasão na graduação
Início do conteúdo da página

Ufam avança em estudos sobre retenção e evasão na graduação

Acessos: 289

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), intensifica as ações de diagnóstico e enfrentamento da evasão e retenção nos cursos de graduação. A iniciativa é conduzida pela Comissão de Estudos sobre a Retenção e Evasão no Ensino de Graduação (CEREEG), criada para estruturar metodologias, levantar dados e propor estratégias que fortaleçam a permanência estudantil na Ufam.

A Comissão trabalha com uma proposta metodológica que integra análise quantitativa, baseada em dados acadêmicos oficiais, e investigação qualitativa, com uso de questionários aplicados a discentes e coordenadores de curso. Ao falar da fase atual de trabalho, a presidente da CEREEG, professora Kátia Solange Cardoso Rodrigues dos Santos Geraldi, explica que a Comissão é formada por representantes de todas as 23 Unidades Acadêmicas da Ufam que estão elaborando relatórios de análise dos dados coletados com os discentes e coordenadores de curso.

“Cada Unidade Acadêmica tem suas especificidades e os representantes da CEREEG-Locais estão analisando as especificidades de cada curso de graduação (em relação à evasão e retenção) para a elaboração de um relatório consolidado a ser entregue no e-campus até dia 16 de fevereiro de 2026, cruzando dados provenientes tanto dos questionários respondidos pelos alunos quanto dos questionários dos coordenadores de curso”, explicou a gestora.

Entenda o que é evasão e retenção

A evasão é caracterizada pela saída definitiva do aluno da Universidade, seja por desistência, não matrícula ou jubilamento. Já a retenção é quando o estudante permanece no curso por tempo superior ao previsto para a integralização curricular. Em 2025, a Comissão ampliou a coleta de informações, com uma ampla adesão para que os resultados representem com fidelidade as diferentes realidades da Ufam. 

“As respostas servirão de base para diagnósticos, reuniões com unidades acadêmicas e elaboração de propostas de intervenção. Para apoiar o monitoramento contínuo, a Ufam disponibilizou o Sistema Acadêmico Unificado de Informação e Monitoramento (SAUIM), que permite acompanhar, em tempo real, indicadores de matrícula, retenção, evasão e desempenho. Tudo isso, de forma transparente e com o planejamento de políticas de acompanhamento estudantil”, disse a presidente da Comissão.

Os relatórios vão ajudar a definir as ferramentas e os meios para que se estabeleça um Plano Estratégico de Intervenção e Monitoramento para Superação da Evasão e Retenção no Ensino de Graduação na Ufam. Os dados coletados ajudarão a Unidade Acadêmica a realizar um diagnóstico avaliativo do perfil dos alunos, e as principais causas, na opinião dos próprios alunos, que acabam contribuindo para a retenção no cumprimento da matriz curricular, assim como para a evasão do curso, num cenário mais drástico de dificuldades. Além disso, como os dados podem ser filtrados por curso, também será possível identificar as particularidades de cada curso e traçar estratégias individualizadas para cada realidade.

Dados das plataformas

A professora Kátia Solange Cardoso Rodrigues dos Santos Geraldi explicou os principais achados preliminares, a partir da análise dos dados coletados com os discentes e coordenadores de curso. “Durante o período de coleta dos questionários, a plataforma recebeu 2127 questionários de discentes de vários cursos de graduação, sendo 1291 respondidos de forma completa e 836, de forma incompleta. Tivemos apenas 4 cursos que coletaram mais de 50 questionários de alunos. O curso com mais respostas foi o curso de Odontologia (FS03), com 84 questionários respondidos, seguido pelo curso de Ciência da Computação (IE08, com 59 respostas), Pedagogia do Campus de Itacoatiara (IT-19, com 57 respostas) e Licenciatura (vespertino) em Letras/Língua e Literatura Inglesa (IH15, com 50 respostas). Foram 8 cursos que coletaram entre 30 e 49 questionários; 15 cursos entre 20 e 29 questionários; 37 cursos entre 10 e 19 questionários; e 56 cursos com menos de 9 questionários respondidos, além de 9 cursos que não receberam respostas dos alunos”, detalhou.

A professora falou ainda sobre os questionários respondidos pelos coordenadores de curso. “Dentre os 128 cursos de graduação cadastrados na plataforma, a ferramenta computou a entrega de 74  questionários, sendo 46 respondidos de forma completa e 28 chegaram a ser encaminhados, porém, de forma incompleta. Além destes, 19 questionários tiveram sua edição iniciada pelos coordenadores, mas sem finalização, e 35 cursos não obtiveram resposta de seus coordenadores. Algumas Unidades Acadêmicas mostram-se engajadas com o debate do tema, mas a baixa adesão de respostas aos questionários, tanto por parte dos alunos quanto dos coordenadores de curso, demonstram a importância deste trabalho da CEREEG”, relembrou.

A coleta de dados está sendo realizada em duas plataformas. Os questionários foram aplicados aos alunos e coordenadores de curso pelo LimeSurvey, mediante divulgação de link de acesso à toda a comunidade acadêmica, e esteve aberto para captação de respostas até o dia 30 de novembro de 2025. O SAUIM, Sistema Acadêmico Unificado de Informação e Monitoramento, é uma plataforma nova que foi desenhada pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ctic/Ufam), mediante demanda da Proeg, para acompanhar, em tempo real, o desempenho dos alunos durante a jornada da graduação, sendo possível identificar as disciplinas com maiores índices de reprovação, alunos com maiores níveis de retenção, e várias outras funcionalidades. Os coordenadores de curso têm acesso ao sistema para fazer esse acompanhamento.

II Seminário Institucional da CEREEG: Apresentação dos Dados e Construção do Plano de Ação

A segunda edição do Seminário Institucional da CEREEG: Apresentação dos Dados e Construção do Plano de Ação vai acontecer nos dias 20 e 21 de maio de 2026 e será o fórum escolhido para reunir representantes de todas as unidades acadêmicas para o debate do tema. A programação ainda está em planejamento, mas espera-se apresentar o diagnóstico levantado por cada curso, agrupar cursos com características semelhantes e traçar estratégias individualizadas para o combate às causas da evasão e retenção em cada grupo.

“Gostaria de pedir o engajamento da comunidade acadêmica para o enfrentamento do problema da evasão e retenção nos cursos de graduação da Ufam. A forma mais efetiva de solucionar um problema é começar pelo entendimento desse problema, conhecer suas causas nos níveis macro e microestrutural. Estamos nesse ponto do trabalho. A próxima etapa é construir estratégias de curto, médio e longo prazo que possam impactar positivamente a realidade dos estudantes e contribuir para o aumento da taxa de sucesso no ensino de graduação, que é um dos indicadores utilizados para medir a qualidade do ensino superior no país”, finalizou a presidente da Comissão.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página