Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam e Universidade finlandesa firmam acordo para desenvolver cooperação acadêmica e educacional na área de Antropologia e Estudos Indígenas Globais
Início do conteúdo da página

Ufam e Universidade finlandesa firmam acordo para desenvolver cooperação acadêmica e educacional na área de Antropologia e Estudos Indígenas Globais

Acessos: 174

Localizada na Finlândia, a Universidade de Helsinque (UH) formalizou uma parceria acadêmica interinstitucional com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) neste mês de dezembro. O protocolo de intenções foi assinado pela reitora, professora Tanara Lauschner, e pela diretora da Faculdade de Artes da instituição europeia, Pirjo Hiidenmaa, na área de Antropologia e Estudos Indígenas Globais. O acordo terá validade pelos próximos cinco anos, com possibilidade de prorrogações, e abrangerá a realização de ações educacionais e de intercâmbios em reciprocidade entre a Ufam e a UH.

Segundo o documento, o escopo das atividades será definido por meio de um Acordo de Intercâmbio, como parte integrante do protocolo. A cooperação será concretizada por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento educacional, quando possível; de partilha de materiais acadêmicos, publicações e outras informações científicas; de pesquisa conjunta e publicação de resultados; entre outros formatos de ação. Em relação ao acordo específico de intercâmbio estudantil, este será formalizado antes do início das agendas dessa natureza.

“É com grande satisfação que celebramos o início de uma parceria profícua entre a Universidade Federal do Amazonas e a Faculdade de Artes da Universidade de Helsinque, uma instituição de referência internacional. Este acordo representa um avanço importante para a política de internacionalização da Ufam, porque fortalece as relações acadêmicas baseadas na igualdade, na reciprocidade e no respeito mútuo”, ressalta a assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Sheila Mota.

“A cooperação estabelece compromissos claros entre as instituições, incluindo o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e de inovação educacional, a realização de intercâmbios acadêmicos, a troca de materiais, publicações e informações científicas, bem como a cooperação na pesquisa e na divulgação de seus resultados”, enumera a titular da Arii sobre o conjunto inicial de projetos a serem implementados.

Ainda segundo a professora Sheila Mota, do ponto de vista da Ufam, a parceria amplia horizontes, fortalece redes internacionais e cria oportunidades concretas para docentes, pesquisadores e estudantes, além de promover o diálogo entre diferentes contextos culturais e acadêmicos. “Nossa responsabilidade com uma internacionalização colaborativa, qualificada e transformadora é fortalecida em ações desse tipo, que valorizam o conhecimento e contribuem para a formação acadêmica dos nossos estudantes em escala global”, arremata ela.

O  Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Ufam (PPGAS) vem desenvolvendo cooperação com a Universidade de Helsinki desde 2023 por meio dos projetos Co-Conhecer - Indigenous Studies on languages, traditional knowledge and the environment within Amazonian-Finnish collaboration,financiado pelo Ministério da Educação da Finlândia e pelo projeto EDGES - Entrelaçando conhecimentos indígenas nas universidades, com financiamento do programa Horizon Europe para Mobilidade, FAPEAM e CNPq.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página