Professor aposentado Aloysio Nogueira de Melo recebe título de Emérito nesta quarta-feira, 17
Solenidade será realizada às 15h, no auditório Rio Solimões do IFCHS, Setor Norte do Campus Sede
Docente aposentado que atuava no Departamento de História do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), Aloysio Nogueira de Melo terá a sua trajetória de 42 anos de magistério superior marcada pela concessão do título de Professor Emérito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A solenidade ocorre nesta quarta-feira, 17, às 15h, no auditório Rio Solimões do IFCHS, localizado no Setor Norte do Campus Sede.
O convite é feito pela reitora, professora Tanara Lauschner, a qual presidirá a cerimônia, pelo vice-reitor, professor Geone Maia, e pela diretora da unidade acadêmica onde o agraciado atuou no ensino, na pesquisa e na extensão, professora Iraildes Caldas. Familiares, colegas de trabalho e de profissão e ex-alunos são esperados no evento.
A concessão do título de Professor Emérito encontra amparo legal tanto no Estatuto da Universidade quanto na Resolução n. 001/2007 do Conselho Universitário (Consuni). Essa distinção se dirige a personalidades cuja trajetória profissional é destacada, como é o caso de Aloysio Nogueira de Melo. Ele é reconhecido pelo engajamento acadêmico e político, tendo atuado dentro e fora do ambiente universitário por mais de quatro décadas.
Segundo o relator do processo em que foi aprovada a concessão do título pelo Consuni, professor Cláudio Gomes, o futuro Titular exerceu intensamente os diversos cargos administrativos na Universidade, além dos fazeres típicos da atividade docente, o que demonstra o compromisso nas diversas dimensões do trabalho na Ufam.

Redes Sociais