Teleodontologia do HUGV-Ebserh/Ufam é destaque no IX Encontro Estadual de Saúde Bucal com suporte da Telessaúde do Hospital
O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ebserh/Ufam) sediou o IX Encontro dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do Amazonas, evento que abrigou o I Encontro de Teleodontologia do HU. O encontro foi realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, e ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de dezembro.
A iniciativa marcou o início de um ciclo para o cuidado em saúde bucal no estado, impulsionado pela parceria entre a SES-AM e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que irá contribuir com a Teleodontologia, valendo-se da expertise consolidada da Telessaúde HUGV–Ufam. O encontro reuniu coordenadores municipais de saúde bucal dos 62 municípios do Amazonas e referências técnicas dos 7 DSEI, fortalecendo o vínculo entre as instituições e promovendo um modelo integrado de cuidado.
“A Ufam, enquanto universidade pública, cumpre um papel essencial na produção de conhecimento, formação profissional e apoio técnico às políticas de saúde. Ao contribuir com a Teleodontologia, a universidade reforça sua missão social de promover inovação, ampliar o acesso ao cuidado e fortalecer a rede de saúde bucal nos municípios do interior do Amazonas”, segundo o coordenador do Projeto Teleodontologia da Instituição, professor Álvaro Cury.
A presença da Universidade reforça a sua proximidade com a população, contribuindo para qualificar serviços, apoiar os territórios e ampliar o acesso a práticas inovadoras. A implementação da Teleodontologia nas rotinas de atendimento busca ampliar o acesso e reduzir desigualdades regionais, especialmente em áreas com escassez de especialistas.
TeleEstomatologia
A Teleodontologia busca avançar no Amazonas como uma solução para ampliar o acesso à atenção especializada em regiões de difícil acesso, sobretudo nas áreas ribeirinhas e territórios indígenas do estado. Durante o evento, foi apresentado o Aplicativo de TeleEstomatologia, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, e adotado pelo Ministério da Saúde para ser replicado em todo o país.
A ferramenta permite o acompanhamento remoto de casos, a qualificação dos diagnósticos e o fortalecimento dos fluxos de cuidado em saúde bucal para os usuários. A tecnologia faz parte do projeto de Telessaúde do Governo Federal. A experiência apresentada ajudará a estruturar a Teleodontologia como iniciativa permanente no Amazonas.
Debates
A programação reuniu palestras, rodas de conversa e debates sobre gestão e financiamento da Atenção Primária, além de atividades práticas que incluíram o uso do Aplicativo de TeleEstomatologia e a discussão de procedimentos de biópsia em cavidade oral. O objetivo foi preparar os profissionais para reconhecer, cada vez mais cedo, lesões que podem ser suspeitas câncer de boca.
O evento também contou com a presença de especialistas de referência nacional e estadual, como professores e pesquisadores da área de Estomatologia e Patologia da Faculdade de Odontologia e da Faculdade de Medicina da Ufam. Participaram ainda o professor da Paulo Bonan, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Hilan, e lideranças da Secretaria de Estado de Saúde.
Redes Sociais