Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Roda de Conversa marca o lançamento do podcast alusivo aos 30 anos do Jornalismo Digital no Brasil
Início do conteúdo da página

Roda de Conversa marca o lançamento do podcast alusivo aos 30 anos do Jornalismo Digital no Brasil

Acessos: 556

O produto está estruturado em uma série de três episódios que revisita as fases decisivas da transformação digital no campo jornalístico e analisa as cinco gerações do jornalismo digital a partir de vivências, desafios e soluções dos jornalistas que atuam no Amazonas

O lançamento do podcast “30 Anos de Jornalismo Digital: a experiência dos Jornalistas do Amazonas” ocorreu no dia 27 de novembro, na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas ( FIC/ Ufam). O evento foi marcado por uma Roda de Conversa entre os jornalistas entrevistados  para o podcast alusivo aos 30 anos do Jornalismo Digital no Brasil e os acadêmicos de Jornalismo da FIC/ Ufam.

Durante seu pronunciamento, o Diretor da FIC, professor Alexandre de Souza Costa, destacou a importância de se promoverem encontros como a Roda de Conversa, por favorecem o diálogo entre os estudantes de Jornalismo e profissionais experientes. “É um prazer estar aqui. Quero agradecer à professora Mirna pelo convite e parabenizá-la pela organização deste evento voltado a celebrar e pensar que tipo de Jornalismo estamos fazendo em nossa região.Também quero agradecer todos que estão aqui e parabenizar os alunos do sexto período pelo êxito no cumprimento da proposta de trabalho. Então, approved o evento, celebrem bastante refletindo sobre questões do Jornalismo que são importantes tanto para os futuros profissionais do Jornalismo, quanto para aqueles que já são experientes profissionais da área”, discursou o diretor.

Formação de excelência 
O coordenador administrativo da FIC, Gleilson Medins, ressaltou que encerrar uma disciplina com a apresentação de um produto é muito simbólico porque é uma forma de prestar contas para a sociedade a respeito do tipo de formação que a FIC oferece. “Do tripé que forma a universidade (ensino, pesquisa e extensão), sempre dei atenção especial à extensão, porque é através das práticas extensionistas que temos a oportunidade de dialogar criticamente com a comunidade, apresentando abordagens jornalísticas complexas sobre os fenômenos sociais, de modo a contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e democrática. Por isso eu me sinto especialmente feliz neste momento, porque fui convidado a fazer parte da equipe técnica deste podcast, e foi uma experiência incrível. Foi muito gostoso acompanhar o envolvimento da turma neste trabalho“, destacou o jornalista e pesquisador.


Representando a coordenação do curso de Jornalismo, o professor Ulysses Varela aconselhou os alunos a investirem no aprimoramento contínuo. “Há 30 anos eu estava saindo da Universidade, assim como vocês daqui a pouco vão sair. Naquele momento, o cenário era completamente diferente do que é hoje. Para vocês terem uma ideia, em 1995, tinha acabado de chegar o primeiro computador do curso de Jornalismo. Eu sei porque usei esse computador para terminar minha monografia. A Faculdade havia me preparado para um cenário mas quando fui atuar, o cenário já era outro e eu tive que me adaptar. O que posso dizer é que o básico eu trago até hoje, que é como escrever, como editar, como apurar mas eu afirmo a vocês que, quem atua no Jornalismo, tem a necessidade de aprimoramento contínuo. Logo, nunca deixem de estudar e de aperfeiçoar conhecimentos”, orientou o professor.

Celebrar e refletir 

Coordenadora-geral do projeto e mediadora do encontro, professora Mirna Feitoza destaca que a Universidade não poderia perder a oportunidade de celebrar e refletir sobre essas três décadas de transformações no Jornalismo brasileiro. “De repente, são 30 anos dessas intensas e contínuas transformações nos modos de fazer, comunicar, distribuir, acessar a informação jornalística, impulsionadas pela internet e demais tecnologias digitais. Não poderíamos perder a oportunidade de celebrar e de refletir sobre essas transformações. Conseguimos reunir jornalistas, estudantes, professores e pesquisadores da área do Jornalismo para partilhar experiências, como faziam os antigos. E foram muitas histórias, ouvidos atentos na escuta. Saímos desse encontro com o desejo e a necessidade de continuar a conversa e partilhar memórias, saberes e conhecimentos em torno desta atividade tão essencial à vida que é o Jornalismo”, afirmou a docente. 

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas, jornalista Wilson Reis, foi um dos profissionais de Jornalismo presentes no lançamento. Entrevistado do primeiro episódio do podcast, ele elogiou a produção acadêmica.“É sempre um prazer retornar ao antigo ICHL e o retorno com amigos e amigas do exercício profissional do jornalismo, da academia e do ativismo sindical é ainda melhor. O lançamento do Podcast e a Roda de Conversa sobre os 30 anos do jornalismo digital foi muito bem organizado pelos professores e estudantes de Jornalismo da histórica Universidade Federal do Amazonas, nossa Ufam. Parabéns a todos!Viva a Ciência e ao que ela é capaz de produzir com excelência para nossa Amazônia”

Também participaram do encontro os jornalistas Wilson Nogueira; Renan Albuquerque; Elaíze Farias; Cínthia Blink; Fred Bastos; Eduardo Monteiro de Paula; Neuton Correa, Gave Cabral, Dante Graça e Cristóvão Nonato.

Experiência acadêmica 
Maria Júlia dos Santos Corrêa é uma das estudantes da turma do sexto período de Jornalismo. Ela conta como as atividades desenvolvidas ao longo do semestre letivo contribuíram para seu progresso acadêmico. “Ajudei na edição do podcast do episódio 2, realizando os cortes das entrevistas, juntamente com o Bruno Marques e o Guilherme Torres. Além disso, fiquei responsável por produzir uma pequena amostra do podcast para ser transmitida durante o lançamento do trabalho, além da publicação do podcast no YouTube. No dia do evento, atuei como técnica de som e de projeções. Foi uma experiência gratificante e enriquecedora. Aprendi a trabalhar com prazos, tempo curto e com a comunicação em grupo. Também pude colocar em prática noções de áudio juntamente com as postagens em plataformas digitais como, por exemplo, o YouTube, além da organização de eventos”, relatou a graduanda. 

Sabrinna Brandão de Oliveira também destaca os aprendizados da jornada. “Fui apresentadora dos três episódios do podcast,  entrevistei os jornalistas Wilson Nogueira e Renan Albuquerque e estive presente nas reuniões de produção do lançamento, além de ajudar na escrita do script para o dia do evento. Durante o lançamento, fui mestre de cerimônias, juntamente com o Juan Passos. Pude desenvolver melhor técnicas vocacionais para a apresentação, conduzir entrevistas, aprimorei minhas práticas em produzir script e divisão de trabalhos em grupo, os curtos prazos de entrega me ajudaram a trabalhar com rapidez. A experiência enriqueceu minhas habilidades jornalísticas e pude colocar em prática tudo aquilo que aprendemos em sala de aula”.

Laila Sevalho ficou responsável pela criação do script do terceiro episódio. “O diferencial deste trabalho foi ter a liberdade e o desafio de construir a narrativa a ser seguida no terceiro episódio. Foi uma experiência que me possibilitou enriquecer minha escrita e criatividade, além de ter uma prática do jornalismo no formato de áudio. Além disso, pude entrevistar, em parceria com Matheus Menezes, os jornalistas Fred Santana e Aruana Brianezi. Foi um momento de muito aprendizado e de  escuta de profissionais tão importantes do jornalismo amazonense”.

Sobre o Podcast
O podcast “30 Anos de Jornalismo Digital: a experiência dos Jornalistas do Amazonas” está estruturado em uma série de três episódios que revisita as fases decisivas da transformação digital no campo jornalístico e analisa as cinco gerações do jornalismo digital a partir das vivências, desafios e soluções dos jornalistas que atuam no Amazonas. Foi produzido pela turma do sexto período do curso de Jornalismo (FIC/Ufam), durante as aulas da disciplina Laboratório de Jornalismo Digital, ministrada pela professora Mirna Feitoza,  com assistência da jornalista e pesquisadora em estágio docente Márcia Grana. O podcast está disponível no You Tube do Lab F5.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página