Faculdade de Tecnologia da Ufam adquire Máquina Universal de Ensaios para fortalecer atividades de ensino, pesquisa e inovação
Na última sexta-feira, 28 de novembro, a Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/Ufam) passou a contar com uma Máquina Universal de Ensaios (100kN). O equipamento foi instalado no Laboratório de Pavimentação (FT) e chega para aprimorar a execução das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.
O equipamento foi adquirido no âmbito do Edital Pró-Equipamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A máquina vem para atender a uma demanda antiga e compartilhada por diversos cursos, que é a necessidade de tecnologias avançadas para as aulas práticas e os projetos de extensão e de iniciação científica.
"Destaco o empenho da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Adriana Malheiro, e sua equipe, para essa aquisição, não medindo esforços para participação no Edital Pró-Equipamentos/Capes. O equipamento é para uso coletivo dos programas de pós-graduação da Faculdade de Tecnologia e reforça a infraestrutura de equipamentos na unidade acadêmica, alinhando pesquisa acadêmica com a oferta de serviços tecnológicos para a sociedade”, comemora o diretor da Faculdade, professor João Caldas.
“A Prensa Universal inaugura, de fato, um conceito de laboratório multiusuário, defendido na minha atual gestão. Parabenizo a todos os servidores docentes e taes que trabalharam direta ou indiretamente na concretização e melhoria as ações estratégicas do Vetor 03 - Pesquisa e Pós-graduação tanto do PDU-FT quanto do PDI-Ufam 2016-2025", completa o gestor da FT.
Além da instalação, foi realizado um treinamento para docentes e técnico- administrativos em educação (TAEs) daquela unidade acadêmica, o qual foi conduzido por um técnico especializado da Instron, fabricante da máquina.
Aplicabilidade
A Máquina Universal de Ensaios (100kN) aplica força controlada em diferentes materiais para medir sua resistência e deformação, com capacidade para suportar até 100 mil newtons de carga. Com isso, ela permite realizar ensaios de tração, compressão, flexão, entre outros, demonstrados durante o treinamento. Nos testes foram utilizados diferentes corpos de prova fornecidos pelos participantes, como concreto, argamassa, misturas asfálticas, polímeros e metálicos, com versatilidade e ampla aplicabilidade para uso no ensino, na pesquisa e na extensão.
Para a coordenadora do Laboratório, professora Daniela Muniz D’Antona Guimarães, a chegada da máquina é um avanço significativo para a pesquisa na Universidade. “Essa máquina representa um ganho enorme para a pesquisa. Os grandes centros já possuem equipamentos desse porte e a FT ainda não tinha. Agora, não precisaremos mais enviar materiais para outros locais para ensaios com esse nível de precisão. É um avanço institucional significativo para a universidade e para a região ", destaca a professora.
A nova aquisição da FT não apenas fortalece a formação acadêmica dos discentes, como também valoriza o trabalho dos TAEs que atuam diariamente nos laboratórios da Faculdade. Segundo o técnico Carlos Filipe Beleza, esta é primeira vez em que ele tem a oportunidade de operar uma máquina de ensaios e conduzir testes. “Na época da minha formação como técnico, tive contato com esses equipamentos, mas sempre como observador, nunca operando ou controlando. Aqui, porém, eu tive a oportunidade de realmente aprender a operar a máquina: entender como iniciar os testes e como aplicar os métodos necessários para obter os resultados que precisamos”, relata o TAE.
Com informações: Administração FT
Fotos: Laila Sevalho e Daniela Guimarães
Redes Sociais