Ufam realiza Circuito Amazônico de Extensão: Conexões entre Ciência, Cultura e Sustentabilidade em São Gabriel da Cachoeira
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), entre 24 e 28 de novembro, realizou o Circuito Amazônico de Extensão: Conexões entre Ciência, Cultura e Sustentabilidade na cidade de São Gabriel da Cachoeira. O evento, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizou oficinas, visitas institucionais, encontros comunitários e uma audiência pública para definição das diretrizes dos cursos do futuro campus.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, professora Flávia Melo, a realização do Circuito Amazônico de Extensão em São Gabriel da Cachoeira marca a presença cada vez mais ativa, dialogada e comprometida com a realidade do Rio Negro. Mais do que uma programação de atividades, o Circuito representou um movimento institucional de escuta, aprendizagem e construção conjunta.
‘As oficinas, visitas e encontros desenvolvidos ao longo desses dias evidenciam que a consolidação do futuro campus de São Gabriel da Cachoeira nasce necessariamente de uma cooperação profunda entre a Universidade, as comunidades indígenas, as instituições locais e os diversos atores sociais do município. Cada oficina realizada, seja pelos nossos órgãos suplementares ou pelas pró-reitorias envolvidas, reforça a compreensão de que produzir conhecimento na Amazônia é, antes de tudo, reconhecer e valorizar os saberes tradicionais, promover práticas interculturais e construir soluções sustentáveis alinhadas às demandas e aspirações da região’, enfatizou a pró-reitora.
Oficinas: Museu Amazônico, Centro de Ciências do Ambiente(CCA) e Protec
O Museu Amazônico realizou a oficina Museus e Povos Indígenas que teve como objetivo apresentar o Museu Amazônico, suas coleções, acervos e exposições. De acordo com o diretor do Museu, professor Rodrigo Reis, a oficina discutiu a importância dos povos indígenas na construção dos museus contemporaneos, na requalificação das coleções e na montagem de exposições que representem as demandas e aspirações dos povos indígenas na atualidade.

‘Os órgãos suplementares são unidades relevantes para o desenvolvimento de ações que fortaleçam o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação tecnológica, podendo assim serem importantes canais de relação com a sociedade local, comunidades e organizações. Nestes dias de ação em São Gabriel da Cachoeira, o Museu Amazônico e o Centro de Ciências do Ambiente (CCA) estiveram presentes fortalecendo o diálogo com lideranças indígenas e artesãs, assim como, na formação de agentes ambientais’, destacou o diretor.
O CCA ofereceu aos discentes do curso Tecnologia de Gestão Ambiental, ligados ao Centro de Educação a Distância (CED/Ufam) - polo São Gabriel da Cachoeira, oficina para tratar dos impactos ambientais da própria existência da Universidade, não apenas da obra em si, mas também das questões fundiárias ambientais envolvidas, tanto com o campus quanto com a cidade.

‘Juntos, trabalhamos para desenvolver instrumentos que nos permitam não só gerir a obra, que representa o futuro do campus, mas também tudo o que permeia a cidade, como os instrumentos de gestão ambiental do município em todas as suas dimensões.
Entendemos que temos um compromisso de apoiar a Prefeitura, as comunidades e a população em geral nas demandas relacionadas a áreas em que podemos contribuir’ destacou o diretor do CCA, professor André Mendonça.
A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec/Ufam) realizou oficinas de extensão sobre propriedade intelectual e conhecimentos tradicionais. Segundo Gabriel, servidor da Protec, as oficinas são extremamente relevantes no contexto da implementação do novo campus em São Gabriel da Cachoeira porque isso gera grande impacto na formação acadêmica, social e econômica da região, e a inclusão de temas como a propriedade intelectual (PI), a inovação, o empreendedorismo associados aos conhecimentos tradicionais (KT) é fundamental para garantir um desenvolvimento sustentável e ético, respeitando a cultura local e os direitos das populações indígenas e tradicionais.

‘São Gabriel da Cachoeira é um município que abriga diversas comunidades indígenas, com culturas e conhecimentos tradicionais ricos e diversos. Foram realizadas oficinas sobre Propriedade Intelectual e Conhecimentos Tradicionais que vão ajudar a reconhecer e valorizar esses saberes, promovendo uma relação mais equitativa entre o conhecimento acadêmico e os saberes tradicionais. A Protec continuará atuando como uma unidade facilitadora nesse processo, ofertando cursos de extensão tecnológica em parceria com a Proext e proporcionando um espaço para que as comunidades locais compreendam melhor como se apropriar de seus conhecimentos protegendo-os e assumindo o protagonismo para o desenvolvimento do município e das comunidades no entorno’ finalizou.
Edição Manaus
São Gabriel da Cachoeira encerra o Circuito Amazônico de Extensão: Conexões entre Ciência, Cultura e Sustentabilidade, etapa fora da sede, que percorreu todos os campi da Ufam. Em Manaus, o Circuito acontece nos dias 10 a 12 de dezembro, no Centro de Convivência, localizando no setor Norte. As inscrições para a mostra de banners e tecnologias sociais seguem abertas até dia 30 de novembro.
Prorrogação das Inscrições de Banners – Circuito Amazônico de Extensão em Manaus
A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (PROEXT/UFAM) informa que o prazo para inscrição de banners nas atividades do Circuito Amazônico de Extensão em Manaus foi prorrogado até o dia 30 de novembro de 2025.
A prorrogação tem como objetivo ampliar a participação de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos, valorizando as ações de extensão desenvolvidas na capital e fortalecendo o diálogo entre universidade e sociedade.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário on-line, disponível no link: https://forms.gle/Q29tnKWyQtWosZKr5
Redes Sociais