Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > HUGV-Ufam - definição de novo Conselho Consultivo
Início do conteúdo da página

HUGV-Ufam - definição de novo Conselho Consultivo

Acessos: 54

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), da Ufam, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou a solenidade de apresentação de seu Conselho Consultivo em nova composição, cujo objetivo é assessorar a Superintendência e o Colegiado Executivo da instituição. O evento ocorreu no último dia 7 de novembro.

O encontro teve como objetivo cumprir o disposto no Regimento Interno e iniciar as discussões estratégicas da gestão. O HUGV-Ufam, com 60 anos de existência, é um hospital universitário, público e 100% SUS, sendo referência em média e alta complexidade em toda a Amazônia Ocidental.

O Conselho Consultivo do HUGV-UFAM é um colegiado permanente de assessoramento ligado à Superintendência. Sua finalidade é orientar a atuação da Superintendência e do Colegiado Executivo, bem como avaliar e fazer sugestões sobre o planejamento estratégico e as ações do hospital. O funcionamento do Conselho é regulamentado por Regimento Interno próprio, pelas normas internas do HUGV-Ufam, além das normativas da Ebserh e legislações vigentes.

O ponto central do evento foi a leitura da Portaria SEI nº 273, de 04 de setembro de 2025, que recompôs o Conselho Consultivo. Conforme o Art. 2º da Portaria, o colegiado conta com representantes de diversas esferas, incluindo gestores, docentes, discentes, residentes, servidores e a comunidade:

O superintendente do HUGV, professor Plínio Monteiro, destacou que o HUGV é um órgão suplementar da Ufam e esclareceu que o Conselho Consultivo não é um órgão deliberativo, e sim de assessoria e de orientação. O superintendente destacou, também, a importância da atuação das várias unidades acadêmicas no Conselho. “A aproximação dessas unidades acadêmicas, fazendo parte do Conselho Consultivo, é para permitir que as demandas, as necessidades, as sugestões, as críticas que as unidades acadêmicas têm em relação ao HUGV cheguem à gestão do hospital”, esclareceu.

A reitora da Ufam, professora Tanara Lauchner,ressaltou a importância da instalação do Conselho Consultivo: “há muito tempo que esse Conselho não se reúne. E é importante a gente retomar esse Conselho para aproximar o HUGV não só da reitoria da Ufam, mas principalmente das unidades acadêmicas, das secretarias de saúde, das comissões de residência, enfim, de todos os entes que de alguma forma colaboram com o hospital”, finalizou.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página