Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipe da Ufam alcança pódio inédito para a região Norte na XVI Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial
Início do conteúdo da página

Equipe da Ufam alcança pódio inédito para a região Norte na XVI Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial

Acessos: 151

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) conquistou o terceiro lugar na categoria Melhor Memorial (fase escrita) da XVI Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial Camarb (CBAM), ocorrida entre os dias 22 e 25 de outubro, no Largo de São Francisco, onde está localizada a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). A atuação é histórica, pois esta é a primeira vez que uma instituição do Norte sobre ao pódio no evento.

“Como coordenador do grupo, nesse momento, eu fico muito feliz com esse resultado. O Geade foi criado há mais de uma década e é a primeira vez que a Ufam chega nessa posição. É a primeira vez que uma universidade da região Norte ocupa o pódio dos melhores memoriais na competição da Camarb. Então, é uma conquista muito relevante e demonstra a seriedade do nosso trabalho de preparação para chegar entre os melhores em 2025”, comemora Rafael Salvatore, atualmente no 8º período do bacharelado em Direito da Ufam.

A equipe da Ufam contou com mais de dez discentes da Faculdade de Direito (FD), que cursam entre o 4º e o 10º período: Ana Paula Yamada (8º período), Davi Paulino (10º período), Ana Beatriz Vargas (4º período), Luís Eduardo Avelar (6º período), Júlia Natividade (8º período), Eduardo Kanichi (4º período), Maria Luiza Trindade (10º período), Ricardo Gabriel (4º período), Hávila Elaisa (4º período), Túlio Bentes (10º período) e Beatriz Guimarães (8º período). Na etapa regional Norte, o grupo já tinha recebido o prêmio de melhor orador.

O terceiro lugar no pódio na etapa escrita da XVI CBAM significa que o grupo elaborou um dos melhores memoriais. E essa posição resulta de um trabalho colaborativo desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Arbitragem e Direito Empresarial (Geade), concebido há 11 anos e liderado pelo professor Adriano Fernandes Ferreira. Seu objetivo é promover atividades extracurriculares de preparação, incluindo a participação em competições de arbitragem.

Sobre o evento

A CBAM reúne estudantes e profissionais brasileiros e estrangeiros desde 2010. Criado para difundir a prática da arbitragem e da mediação, o evento capacita jovens estudantes para o ramo de resolução de conflitos. Na última edição, a Competição reuniu 300 profissionais de Mediação e Arbitragem e mais de 1.500 estudantes de Direito de 66 instituições Educacionais do Brasil e do exterior.

Há 15 anos, esse projeto institucional ajuda na criação de networking entre os futuros jovens advogados e a construção de parcerias. Inspirada nos moots internacionais, a iniciativa trouxe para os estudantes brasileiros a qualidade da experiência desses eventos, contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento acadêmico dos institutos de resolução extrajudicial de conflitos no país.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página