Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam fortalece cooperação internacional com realização do Workshop Trilateral Amazônia+10, sobre Clima e Sociedade
Início do conteúdo da página

Ufam fortalece cooperação internacional com realização do Workshop Trilateral Amazônia+10, sobre Clima e Sociedade

Acessos: 78

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sediou, entre os dias 14 e 16 de outubro, o Workshop Trilateral Amazônia+10: Clima e Sociedade – Desafios e Resiliências Hidroclimáticas na Amazônia. Organizado pelo Departamento de Geociências (DEGEO) e pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGGEO) da Instituição, o evento reuniu pesquisadores do Brasil, da França e da Guiana Francesa em uma plataforma de diálogo multidisciplinar e internacional.

Com o tema central voltado para os desafios e resiliências hidroclimáticas, o workshop promoveu reflexões sobre como as mudanças climáticas estão impactando diretamente os rios, as zonas úmidas e, principalmente, as comunidades tradicionais e ribeirinhas da Amazônia. "A realização desse workshop foi bastante positiva. O evento em si representou um importante avanço na cooperação científica entre as instituições francesas e brasileiras, principalmente a Ufam," afirmou a professora Michele Andriolli Custódio, coordenadora do evento e docente do PPGGEO/UFAM.

O encontro, que é resultado do fortalecimento da cooperação científica internacional da Ufam, buscou identificar vulnerabilidades e delinear estratégias de resiliência ambiental e social diante de extremos hidroclimáticos cada vez mais frequentes na região. O evento foi financiado pela Iniciativa Amazônia+10 e pela Embaixada da França no Brasil, e contou com o apoio de entidades-chave como o Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica (CFBBA), o programa HYBAM e o IRD no Brasil.

De acordo com a professora Michele, o evento possibilitou um diálogo direto e o aumento do intercâmbio com especialistas internacionais, promovendo uma aproximação significativa entre geólogos, hidrogeólogos e cientistas sociais. O impacto mais concreto e de longo prazo do encontro é a perspectiva de continuidade das ações e intenções abordadas, com a possibilidade de aprovação de um projeto conjunto, o Laboratório Misto Internacional.

Para saber mais sobre o Laboratório, clique aqui.

Com abordagens que incluem aspectos sociais como o impacto das variações hidroclimáticas extremas em comunidades tradicionais, o Workshop contou com a participação de várias instituições parceiras, como Fiocruz, Serviço Geológico do Brasil, Centre National de la Recherche Scientifique (França); Polícia Federal; Universidades internacionais como a Université Toulouse III - Paul Sabatier (França) e a University of Houston (EUA) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página