Ufam lança agenda colaborativa de educação antirracista em parceria com o Balaio da Oxum
Na terça-feira, dia 28 de outubro, a Ufam oficializou uma parceria com as comunidades afro-religiosas de Manaus para a construção de uma Agenda Colaborativa de Educação Antirracista e para a valorização das culturas de matriz africana e indígena. A iniciativa interinstitucional visa dar visibilidade e potencializar ações de combate ao racismo e à intolerância religiosa, culminando com o apoio institucional ao tradicional Balaio da Oxum, que celebra sua 10ª edição neste ano.
O Balaio da Oxum é um evento que há dez anos reúne comunidades afro-religiosas em Manaus, sempre no dia 8 de dezembro, em homenagem a Oxum, a Orixá das águas doces, da fertilidade e da prosperidade. A parceria com a Ufam surge como resposta a uma provocação das próprias comunidades, buscando o apoio da academia para a realização do evento e, simultaneamente, consolidando o compromisso da Universidade com a diversidade e a luta antirracista.
"Acredito que essa colaboração é uma forma de responder e de construir uma agenda colaborativa de Educação Antirracista na Ufam. É um momento sem precedentes na história da Universidade, que acolhe e apoia este tipo de pauta, que valoriza e se propõe a conhecer os saberes tradicionais" afirma a jornalista egressa da Ufam e Vodunsi (pessoa iniciada na religião) Jéssica de Iemanjá.
O Balaio da Oxum deste ano ganha relevância adicional ao incorporar a temática ambiental, alinhada à realidade amazônica e ao contexto da COP30. A celebração de Oxum – Orixá que rege os rios e as cachoeiras, sendo essencial para a vida na Amazônia – fortalece a conexão entre fé, natureza e o cuidado com o meio ambiente.
Agenda Antirracista da Ufam: ações de novembro e dezembro
O Balaio da Oxum é um esforço é interinstitucional e que faz parte do programa de Educação Antirracista da Ufam. A agenda colaborativa será marcada por três momentos principais:
Novembro – Mês da Consciência Negra: lançamento da campanha digital antirracista na semana do dia 17 de novembro, mobilizando redes sociais e sites institucionais para dar visibilidade às pesquisas e às ações da Ufam alinhadas ao combate ao racismo, na perspectiva afro-indígena.
8 de dezembro – Balaio da Oxum: convocação da comunidade acadêmica e de Manaus para participar do ato na Ponta Negra, como um marco contra a intolerância religiosa e o racismo. O evento incluirá a tradicional marcha, o Xirê (momento de saudação aos Orixás) e a entrega de balaios.
10, 11 e 12 de dezembro – Desenvolvimento de uma programação voltada para a Educação Antirracista na Ufam, durante a Mostra de Extensão. O encerramento, na sexta-feira, será celebrado com uma Roda de Samba e Roda de Terreiro, marcando a presença da cultura afro-brasileira na academia.
Redes Sociais