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ISB/UFAM lança a Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia - RECSA

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Publicação científica valoriza pesquisas interdisciplinares no contexto amazônico, com foco em Educação, Ciências e Sociedade

O Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) torna pública a criação da Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA), um periódico científico voltado à divulgação de pesquisas interdisciplinares que integram ensino, pesquisa e extensão no contexto amazônico.

O lançamento oficial da RECSA acontecerá no dia 18 de novembro de 2025, às 18h, no Auditório do Campus 1 do ISB/UFAM, durante o III Encontro das Licenciaturas do Médio Solimões, em um evento aberto à comunidade acadêmica e ao público interessado em geral.

Criada por meio da Portaria nº 97, de 11 de agosto de 2025, a RECSA tem como missão fortalecer a produção acadêmica regional, promovendo a circulação e valorização de saberes que dialogam com os desafios e potencialidades da Amazônia. A revista aceita artigos originais, relatos de experiência e produtos educacionais, estimulando a troca de práticas inovadoras e reflexões sobre Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia.

Registrada sob o ISSN 3086-1160, a RECSA é uma revista científica indexada, abrangendo as seguintes áreas temáticas:

  • Educação socioambiental;
  • Desenvolvimento e avaliação de produtos educacionais;
  • Epistemologia e História da Ciência;
  • Processos de ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática (formais e não formais);
  • Educação inclusiva e decolonialidade;
  • Tecnologias digitais no ensino;
  • Divulgação científica, cultura e cidadania;
  • Currículo e formação de professores;
  • Saúde e Educação em Ciências: interfaces e práticas formativas.

Em outubro de 2025, a RECSA apresentou seu primeiro volume, inaugurando suas publicações com o dossiê temático “Ligas Acadêmicas de Ensino”, que reúne estudos e relatos de experiência sobre o protagonismo e a importância das ligas acadêmicas como espaços formativos e de inovação pedagógica.

Para a editora-chefe, Profa. Dra. Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, “a criação da RECSA representa um marco para o fortalecimento das pesquisas na e sobre a Amazônia, oferecendo um espaço de visibilidade para produções que nascem do diálogo entre ciência, educação e sociedade. A revista busca dar voz a iniciativas que expressam a diversidade e a riqueza dos contextos amazônicos, contribuindo para uma ciência mais comprometida com o território e com seus sujeitos.”

A revista encontra-se com submissões abertas em fluxo contínuo, e os autores interessados já podem enviar seus trabalhos pelo site: https://recsa.ufam.edu.br/. No portal da RECSA estão disponíveis todas as orientações para o processo de submissão, incluindo os templates para formatação dos manuscritos, as diretrizes gerais para os autores e demais informações sobre as normas editoriais e políticas da revista.

Com a institucionalização da RECSA, o ISB/UFAM reafirma seu compromisso com a ciência nos espaços amazônicos, incentivando a produção e a difusão de conhecimentos que promovam uma educação crítica, interdisciplinar, inclusiva e transformadora.

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