Ufam quer ouvir você. Diga o que você pensa sobre a sua Universidade no Avalies 2025
Você acha que a Ufam tem problemas? Você é estudante e o RU não está agradando? Você é TAE e o seu setor não possui o básico para que você possa trabalhar? Você, professor, está cansado de fazer tarefas administrativas?
Você foi muito bem atendido enquanto estudante em 2025 ou é um profissional satisfeito com a sua vida na Universidade? Sua opinião também é muito bem-vinda. Todos os três segmentos da comunidade acadêmica da Ufam estão convidados a expressar a sua opinião sobre a sua realidade no âmbito da Instituição. A Ufam precisa de você para conhecer seus pontos fracos e fortes e, a partir deles, construir estratégias para o seu aprimoramento.
A Comissão Própria de Avaliação da Ufam (CPA) lançou o Avalies 2025, questionário online no qual os membros da comunidade universitária podem dar sua opinião sobre temas concernentes à Ufam no ano de 2025.
De acordo com a presidente da CPA, professora Sidilene Aquino, o Avalies 2025 é composto por perguntas direcionadas para os diferentes segmentos (discentes, técnicos e docentes) e a partir dessa categorização serão apresentadas as demais questões. Lembrando que, em relação ao corpo discente, são considerados os estudantes de graduação presencial e a distância e também os pós-graduandos. “Tem algumas perguntas que são de fato para todos os participantes, para todos os segmentos, e tem perguntas que são somente para o docente, outras para o discente, e tem perguntas que são para TAEs. E esses três instrumentos têm como base os cinco eixos do Avalies, e suas dez dimensões”, disse. “Os eixos são: eixo 1, de Planejamento e Avaliação Institucional, eixo 2, de Desenvolvimento Institucional. No eixo 3, a gente tem as Políticas Acadêmicas, o eixo 4 é denominado de Políticas de Gestão e o eixo 5 é denominado de Estrutura Física. Então, são cinco eixos e dez dimensões, as dez dimensões são distribuídas pelos eixos. Isso não é algo que foi a Ufam que determinou, isso é uma determinação do Inep [Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira] junto com o MEC [Ministério da Educação]. Então isso está na Nota Técnica Nº 065 de 2014, essa nota técnica do Inep/MEC”, explicou.
Para responder ao Avalies 2025 não é necessário se identificar. Não será solicitado qualquer documento pessoal. Você responderá a primeira questão sobre sua unidade acadêmica e em seguida sobre o seu segmento, se TAE, discente ou docente, a partir dela, serão apresentadas as demais perguntas referentes ao seu segmento específico. Veja a seguir alguns exemplos:
Perguntas gerais

Pergunta TAE

Pergunta Docente

Pergunta Discente

Ainda segundo a presidente da Comissão, o objetivo da autoavaliação institucional é diagnosticar e avaliar o funcionamento da instituição de ensino superior (IES) a partir da visão dos seus diferentes públicos — docentes, discentes, técnicos e gestores — de modo a subsidiar o planejamento e a melhoria contínua. Com isso a CPA, busca compreender a realidade institucional, subsidiar o planejamento estratégico, fortalecer a cultura avaliativa, atender às diretrizes do SINAES (Lei nº 10.861/2004), dar visibilidade e transparência. “A CPA convida estudantes, professores e técnico-administrativos a participarem da Pesquisa de Autoavaliação Institucional. A autoavaliação é um instrumento essencial de melhoria contínua, que permite identificar avanços, desafios e fortalecer a qualidade do ensino, da gestão e da convivência acadêmica”, expôs.
A estimativa é que os participantes não gastem nem cinco minutos para responderem ao questionário. “O Avalies leva menos de cinco minutos e suas respostas farão uma grande diferença para o aprimoramento de nossos projetos e ações institucionais para 2026”, disse a professora Sidilene Aquino.
Participe! Contribua para que a Ufam seja melhor a cada ano. A Avalies 2025 receberá a sua colaboração até o dia 31 de dezembro.
 
                                                        
                             
        
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