Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam e IRD lançam bases para Cooperação Científica de longo prazo na Amazônia
Início do conteúdo da página

Ufam e IRD lançam bases para Cooperação Científica de longo prazo na Amazônia

Acessos: 91

Nesta segunda-feira, dia 27 de outubro, a gestão da Ufam recebeu a diretora geral do Instituto de Pesquisa para o Desnevolvimento da França (IRD), Valérie Verdier e sua equipe. Durante o encontro, foram tratados temas como investimentos em pesquisa e mobilidade em logo prazo, priorização da ciência e e atuação conjunta com povos indígenas e populações tradicionais da Amazônia.

Valérie Verdier reforçou o apoio institucional francês ao projeto Laboratório Misto Internacional (LMI) e discutiu a agenda de internacionalização com a gestão da universidade. A reunião serviu para consolidar as relações existentes e projetar novas colaborações, além da participação da Ufam na comitiva científica para a COP30.

O principal objetivo institucional do encontro foi reforçar o apoio da Ufam ao projeto Laboratório Misto Internacional (LMI), que recebeu o nome de fantasia "Caboca". O projeto está focado na Habitabilidade das Várzeas Amazônicas, abrangendo temáticas cruciais como qualidade de vida, alimentação, questão climática e a complexa relação entre comunidades (indígenas e ribeirinhas) e o rio.

O LMI "Caboca" tem duração projetada de 10 anos e prevê a participação de diversas áreas da Ufam (Serviço Social, Geografia, Química, Geociências, Ciências Agrárias), além de contar com importantes parceiros brasileiros como o Inpa e a Fiocruz. As bases de atuação serão Manaus, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira.

Durante a reunião, Valérie Verdier também ressaltou a importância da Ufam como uma parceira para pesquisas científicas e destacou que um dos pilares dessa parceria futura será a mobilidade acadêmica. A reitora, Tanara Lauschner, elogiou a pauta, destacando a importância da mobilidade para os programas de pós-graduação: “A internacionalização de nossos programas é interessante não só para a avaliação da Capes, mas principalmente porque o processo de internacionalização de nossos programas de pós-graduação refletirá na qualidade das pesquisas produzidas," afirmou a reitora.

Outro ponto de discussão durante a reunião foi a construção do Campus da Ufam em São Gabriel da Cachoeira. O IRD manifestou o compromisso de sua instituição com a inclusão e a Ciência Participativa. A pró-reitora de extensão, professora Flávia Melo, evidenciou o compromisso da universidade em envolver as comunidades no processo de construção do novo campus: “Nós estamos tomando cuidado de todas as decisões que se referem ao campus de São Gabriel da Cachoeira serem tomadas em conjunto com os movimentos indígenas”, afirmou.

A reitora Tanara Lauschner informou que o futuro campus terá o maior número de alunos indígenas no Brasil e que a universidade já realiza defesas de mestrado em língua indígena. O plano do vestibular indígena será validado em conjunto com a Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (FOIRN) na próxima expedição ao município, que deve acontecer no final de novembro.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página