Professores e estudantes do INC desenvolvem atividades práticas de campo em São Paulo de Olivença

As práticas buscam aproximar teoria e realidade local envolvendo 27 estudantes em experiências que valorizam os saberes tradicionais e a conservação ambiental na região do Alto Solimões. As atividades incluem o manejo de hortas escolares, a implantação de canteiros agroecológicos, o estudo das dinâmicas ecológicas no ambiente escolar e reflexões sobre os desafios da Educação do Campo em territórios amazônicos.
As atividades, com foco em Olericultura Tropical, Educação do Campo, Ecologia no Pátio da Escola e Agroecologia e Conservação dos Recursos Naturais, foram realizadas no município de São Paulo de Olivença (AM), de 20 a 25 de outubro, promovidas como aplicações das disciplinas do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e do Ambiente, ministradas pelos professores Patrício Freitas de Andrade e Diones Lima de Souza, no Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant.
As práticas buscam aproximar teoria e realidade local envolvendo estudantes em experiências que valorizam os saberes tradicionais e a conservação ambiental na região do Alto Solimões. As atividades incluem o manejo de hortas escolares, a implantação de canteiros agroecológicos, o estudo das dinâmicas ecológicas no ambiente escolar e reflexões sobre os desafios da Educação do Campo em territórios amazônicos. “Este é um momento de aprendizado coletivo e vivência direta com as comunidades, fortalecendo o compromisso da Universidade com a formação de professores sensíveis à realidade rural e à sustentabilidade amazônica”, disse o professor Patrício Freitas de Andrade. “Atividades possibilitam aos acadêmicos compreender a importância das práticas agroecológicas e da conservação dos recursos naturais como parte essencial da formação docente e da vida comunitária na Amazônia”, complementou o professor Diones Lima de Souza.
As ações fazem parte da Política de Interiorização da Ufam e reafirmam o papel do Instituto de Natureza e Cultura como espaço de diálogo entre ciência, educação e saberes locais, promovendo práticas formativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a valorização dos territórios do interior amazônico.

 
                                                        
                             
        
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