Em sua oitava edição, Semana da Contabilidade da Ufam explora aplicação ética e responsável da IA na área contábil
Até esta quarta-feira, 22, acadêmicos, docentes e profissionais da área de contabilidade e controle participam da VIII Semana da Contabilidade da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A abertura do evento ocorreu na noite de terça-feira, 21, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), setor Norte do Campus Sede, seguida de três palestras sobre os temas de automação inteligente de processos contábeis, auditoria contábil, “contador digital” e uma nova relação com os clientes.
A solenidade foi presidida pela reitora, professora Tanara Lauschner, que se dirigiu sobretudo aos futuros profissionais de contabilidade e contadoria. “Este é um momento para os discentes aprenderem um pouco mais a respeito de conteúdos aplicados na prática por meio de palestras e do contato com egressos que já atuam no mercado”, discursou ela. Já em relação ao uso responsável da IA, a reitora, que é docente da área de computação, frisou aspectos como o aproveitamento dessas ferramentas para otimizar os processos de trabalho, sempre com o cuidado de manter balizas éticas, evitando, entre outras coisas, a apropriação da autoria de conteúdo gerado por IA.
“É nesse contexto que precisamos qualificar nossos estudantes sobre o uso ético e responsável dessas ferramentas, utilizando-as para apoiar análises, agregar conhecimentos e promover o aproveitamento eficaz do tempo. Uma situação complexa é, por exemplo, se a pessoa atuar numa empresa onde nem todas as informações poderão ser inseridas e processadas com uso de IA, porque ali podem existir segredos industriais, balancetes que não são públicos... E nós sabemos que, depois de inseridas, aquelas informações passam a compor o modelo da própria IA. De tudo isso vem a relevância de se debater o tema nesta semana acadêmica”, completou Tanara Lauschner.
O professor Manuel Martins também se pronunciou na abertura oficial dos trabalhos, e ele foi enfático com os acadêmicos e pós-graduandos da Ufam e de instituições parceiras sobre a oportunidade de atualização acerca de uma diversidade de questões presentes na área de contabilidade e contadoria. De sua parte, o professor ficou responsável por uma palestra de atualização dos participantes sobre a combinação entre a reforma tributária em combinação com a IA. “Eu vou trazer essas informações considerando a realidade do ambiente acadêmico onde estamos”, adiantou.
Da extensão à prática
Na origem, a proposta temática para a 8ª Semana de Contabilidade da Ufam derivou de uma ação extensionista desenvolvida pela coordenadora do curso, professora Redvânia Xavier. Trata-se da Atividade Curricular de Extensão (ACE) intitulada “IA e Negócios - Escrita descomplicada e a inovação contábil”, por meio da qual os voluntários puderam aprender sobre uso da IA para, por exemplo, para a elaboração de projetos e artigos científicos. “Finalizada a semana, os alunos vão atuar junto à comunidade, para repassar os conhecimentos sobre o uso ético e responsável da IA”, resumiu a coordenadora.
“A escrita descomplicada é oriunda de um evento realizado em 2024, quando nós ajudamos os nossos alunos na elaboração de textos científicos com qualidade. Agora em 2025, inserimos nesse processo o apoio de IA. Também tivemos um minicurso para orientar os discentes a trabalhar com essas ferramentas na gestão de negócios”, declarou a professora Redvânia Xavier, ao comemorar a boa adesão não apenas dos graduandos no curso de Contabilidade, mas também dos pós-graduandos lato senso da FES/Ufam, além de graduandos e pós-graduandos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade Paulista (Unip) e de outras instituições de ensino. "Mais de 300 pessoas fizeram inscrições on-line, sem contar aquelas realizadas via credenciamento presencial, agora", disse.
Inovação contábil
Após a cerimônia de abertura, foram realizadas três palestras. A primeira delas foi “Mais que números: IA e automação inteligente nos processos contábeis”; segunda, “IA e a Auditoria contábil: desafios e oportunidades”; e, por fim, a palestra “Contador digital: como a IA reinventa a relação com clientes”. O primeiro a expor foi o consultor comercial da “Alterdata Innovation” Ygor Fernandes. O contador apresentou um pacote de soluções para serem aplicadas por contadores como estratégias de redução de erros dos trabalhos manuais e de otimização de processos em diversas especialidades de atuação, a exemplo da área tributária, da folha de pagamentos, entre outras.
“Veja, quando aparece um erro no e-Social do seu cliente, você já consegue aplicar a IA para buscar e entender qual é aquele código de erro e como você pode solucionar de modo rápido e eficaz. Isso economiza muito tempo naquele projeto, porque você vai poder prosseguir para as outras etapas”, apontou o consultor Ygor Fernandes.
“O contador tradicional passou a ser um contador consultivo e, depois, alguém com muita prática em contabilidade digital; e essa atuação evoluiu para um perfil de contador especializado em franquias. Ainda hoje, há pessoas que não acreditam que a tecnologia tem sido aliada, mas é possível – e recomendável – usar robôs analisadores fiscais, por exemplo, pois eles fazem a pré-conferência de dados ou relatórios para envio por meio dos sistemas automatizados e integrados. O contador do futuro não poderá ser substituído pela tecnologia, mas o seu trabalho deverá sim ser potencializado por ela”, disparou.
“O fechamento de folha de pagamento é uma atividade que pode ser feita quase que integralmente de forma automatizada, inclusive com o envio imediato dos recibos para um grande número de empregados”, exemplificou Fernandes que, ao final, convidou os ouvintes a treinar por meio de aplicações que já usam IA. “Nossa empresa tem um sistema gratuito que pode ser usado por estudantes para treinamento em diversos serviços com inclusão de até três empresas. Isso ajuda o estudante a ter contato com a prática”, concluiu o palestrante.
Ainda nesse primeiro dia, no período diurno, foi realizada a Olimpíada de Contabilidade, uma competição acadêmica que foi como uma “preparação para o Enade” e premiou os três mais bem colocados. Já na tarde desta quarta, 22, às 15h, haverá uma corrida (no trajeto entre TV Ufam e FES), ação que encerrará a programação da semana acadêmica.
Redes Sociais