Docente da Ufam lança livro na Semana Internacional da Pessoa Idosa em São Gabriel da Cachoeira
O docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Hércules Campos, na última quarta-feira, 2 de outubro, lançou o livro “Envelhecimento Rural no Brasil nas barrancas do Amazonas" da editora Portal do Envelhecimento, em São Gabriel da Cachoeira, durante a Semana Internacional da Pessoa Idosa. O evento foi realizado pela Prefeitura de Sâo Gabriel da Cachoeira e comemorou o Dia Internacional da Pessoa Idosa.
Além do lançamento do livro, o professor também proferiu palestra sobre a década do envelhecimento saudável preconizada pela Organização Mundial de Saúde e capacitou um grupo de profissionais do Sistema Único de Saúde para avaliação da cognição, funcionalidade e propósito de vida da pessoa idosa atendida na Atenção Primária da cidade.
"Foi um momento único e que ficará na minha memória, além de conhecer a cidade, que é linda, encontrei pessoas altamente comprometidas com a pessoa idosa. Acredito que esse seja um dos papeis da Ufam que é atuar para além dos seus muros. Essa ação foi em parceria com a Prefeitura, mediado pela nossa egressa e fisioterapeuta a indígena Ohanna Cristiny e nossa Liga de Estudos e Intervenção de Fisioterapia em Gerontologia (LEIFIG), ligada ao Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Ufam, em Coari, e reconhecida pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia", destacou o professor.
Sobre o livro “Envelhecimento Rural no Brasil nas barrancas do Amazonas"
Publicado em 2024, o livro é fruto de uma lacuna em publicações sobre envelhecimento rural. “Decidi escrever, organizar e gerir, com minhas parceiras Yandra Alves e Beatriz Fraga, esta obra Envelhecimento Rural no Brasil e nas Barrancas do Amazonas, que envolve profissionais de diversas áreas do conhecimento, todos e todas com interesse na temática do envelhecimento rural. Temos falas de diversas áreas: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Assistência Social e Letras; além disso, temos mestrandas e mestrandos; doutorandas; cientistas; doutores e doutoras. Todas essas vozes têm o mesmo objetivo: dar evidência aos velhos e velhas que envelhecem pelos recantos do Brasil e do meu amado Amazonas”, explicou o professor Hércules Campos.
O professor e pesquisador falou ainda que essa é uma obra que está longe de esgotar o assunto, mas que é, antes de tudo, provocativa, que nos faz pensar sobre realidades que, talvez, nunca tenham feito parte do nosso imaginário. “Vocês irão se surpreender com o modo que esses velhos e velhas envelhecem, há muitos desafios, mas por outro lado, há muitas potencialidades”, finalizou.
Redes Sociais