Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Nova diretoria do Instituto de Ciências Exatas (ICE) toma posse com foco em gestão eficiente, infraestrutura e cuidado com as pessoas que constroem o ICE
Início do conteúdo da página

Nova diretoria do Instituto de Ciências Exatas (ICE) toma posse com foco em gestão eficiente, infraestrutura e cuidado com as pessoas que constroem o ICE

Acessos: 62

Na tarde da última segunda-feira, 6 de outubro, os professores Túlio de Orleans Gadelha Costa e Rosemery Rocha da Silveira tomaram posse como diretor e vice-diretora, respectivamente, do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam) referente ao quadriênio 2025 -2029. O evento aconteceu no Auditório 1 do Instituto de Computação e foi presidido pela reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner

Durante a solenidade, os eleitos assinaram o termo e fizeram juramento que firmam o compromisso de exercer bem e fielmente os cargos para os quais foram nomeados. De acordo com o diretor reeleito Túlio de Orleans Gadelha Costa, o compromisso da gestão é baseado em três pontos: gestão eficiente e menos burocrática, infraestrutura e valorização das pessoas. “Temos, antes de tudo, a responsabilidade com a coletividade que constroi a comunidade do ICE. Nosso compromisso é trabalhar para sermos cada vez mais fortes, inclusivos e inovadores”, destacou o diretor. Esse é o segundo mandato do professor Túlio à frente do ICE.

A professora Rosemery Rocha da Silveira, vice-diretora do ICE, agradeceu a oportunidade de contribuir com o Instituto de Ciências Exatas e falou em construir um trabalho ético, colaborativo e comprometido com os valores do Instituto. “Assumo também outro compromisso, que considero ainda mais importante: o de fortalecer os vínculos com os verdadeiros protagonistas da universidade: os cursos, os departamentos, os laboratórios e, acima de tudo, as pessoas que compõem o nosso Instituto. Não chego aqui com promessas de heroísmo ou feitos grandiosos. Acredito no valor dos gestos silenciosos e constantes, daqueles que expressam o compromisso com o dever, a responsabilidade e o serviço público. Nenhuma gestão caminha sozinha. Contamos com a competência e o empenho dos chefes de departamento, dos coordenadores de curso, dos nossos discentes e técnicos. Juntos, formamos a força coletiva que impulsiona o Instituto dentro da Ufam. Nosso querido ICE, com seus 53 anos de história, segue sendo um pilar essencial no desenvolvimento do ensino superior na região amazônica”, enfatizou a gestora eleita.

Em seu discurso, a reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, ressaltou que esse é um momento que pede união. “Vivemos tempos desafiadores para a universidade pública, que tem sido alvo de ataques e incompreensões. Por isso, precisamos fortalecer nossos laços e trabalhar juntos. Devemos também aproximar a Universidade da sociedade, mostrar a relevância dos cursos e despertar o desejo dos jovens de ingressarem na Ufam e temos trabalhado intensamente para isso. Buscamos constantemente novos recursos e conseguimos, por exemplo, apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para realizar a Semana de Ciência e Tecnologia do ICE, um evento tradicional do ICE e que movimenta o Instituto e aproxima o ensino médio da Universidade. Este ano, de acordo com o professor Túlio, são 41 escolas que visitarão o Instituto de Ciências Exatas e certamente colheremos frutos disso nos próximos processos seletivos. Essas iniciativas, como também a Casa da Física, são fundamentais para despertar vocações científicas e fortalecer nossa missão institucional. Por isso, desejo muito sucesso à nova gestão do ICE e contem com o apoio da Administração Superior da Ufam”, finalizou a reitora.

Conheça os diretores

Diretor Túlio de Orleans Gadelha Costa 

Graduado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1990), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (1996) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Servidor do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia no período de 1984/1991. Professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Amazonas (DQ/ICE/Ufam) desde 1991, ministrando, principalmente, as disciplinas na área de Química Orgânica e Ensino de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica - Produtos Naturais, atuando principalmente no seguinte tema: Produtos Naturais de origem animal, secreções de anfíbios, hylidae e osteocephalus, peptídeos antimicrobianos em anfíbios. Na extensão coordena vários projetos visando a popularização da ciência, como Química na Praça, Show da Química, O dia do Laboratório, coordenação, por vários anos, da semana do curso de química e Semana de Ciências e Tecnologia do ICE/UFAM. Atuou na formação de professores indígenas Ticuna, Sateré-Mawé e Mura. Coordenou o PIBID-Química desde seu primeiro edital - 2009 - 2011, 2011-2014 e posteriormente Coordenador Institucional do PIBID/UFAM até 2018. Conselheiro Municipal de Educação no período 2009/2011 e 2011/2013 e do Conselho Regional de Química por quatro mandatos. Atualmente é diretor do Instituto de Ciências Exatas no período de 2022/2025 e 2025/2029.

Vice-diretora Rosemery Rocha da Silveira

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (2002), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas (2005) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). É professora associada da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Geociências, especialmente em Paleontologia Estratigráfica (com ênfase em palinologia de esporomorfos e quitinozoários), atuando principalmente nas Bacias do Amazonas e Solimões, onde aborda temas bioestratigráficos e/ou paleoambientais, voltados à orientações de trabalhos de iniciação científica e mestrado. Participa de atividades extensionistas levando à sociedade o conhecimento/significado dos organismos preservados em rochas. Já participou como Diretora da Divisão de Paleontologia e Mineralogia do Museu Amazônico, foi presidente do Grupo de Trabalho do Museus de Geociências, ambos da mesma instituição, no interstício de 2018 a 2020, e de 2024 a 2025. Esteve de 2021 a 2023 como Coordenadora do Curso de Geologia, da Universidade Federal do Amazonas. É coordenadora do Laboratório de Paleontologia, membro do Grupo de Trabalho do Museu de Geociências, do Departamento de Geociências/ICE/Ufam. Atualmente é Vice-Diretora do Instituto de Ciências Exatas.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página