Museu Amazônico comemora dia das crianças com a presença de escritores amazonenses
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Museu Amazônico, festeja o mês da criança recebendo quatro escritores amazonenses e suas obras. Os encontros são abertos ao público e acontecerão nos dias 8, 10 e 16 de outubro, das 8h30 às 9h30, no Museu Amazônico, localizado na Rua Ramos Ferreira 1036 – Centro de Manaus.
No dia 8 de outubro, Raimundo Brilhante, autor de “GAMBOL e as canções de um Jabuti, publicada pela Editora Formas em Poemas, traz uma uma narrativa lúdica que propõe um diálogo com a infância, valorizando a imaginação, o canto coletivo, a educação ambiental e a beleza da língua portuguesa.
Também no dia 08 de outubro, das 8h30 às 09h30, o Museu recebe a escritora Anete Valdevino para contar “O Ratinho Rodídio e o Monstro Pocomônio: Uma história contada por Ethan”, que surgiu de uma brincadeira divertida com massinha de modelar. A brincadeira inspirou a construção de uma história que envolve roedor, monstro e suas personalidades. Foram construídos personagens com a utilização de massinha de modelar e, enquanto eram elaborados, acontecia uma conversa sobre as fisionomias das personalidades, gostos e medos.
No dia 10 de outubro é a vez da Bruxinha Lepap, criação da professora Eli Neuza Soares, garantir a alegria da criançada com essa visita realmente mágica. A professora Eli Neuza Soares é mestre em Letras e Artes pela UEA, escritora de literatura infantil, contadora de histórias e oficineira de origamis. Seu trabalho é marcado por sensibilidade, ludicidade e forte interação com o público, estimulando a imaginação das crianças por meio de histórias autorais encantadoras, cantigas populares e criativas dobraduras em papel. Entre seus livros destacam-se “Borboletinha: a Cozinheira Apaixonada” e “A Aventura do Vento e o Papel”, obras que integram literatura, a arte do origami e participação ativa das crianças.
A programação finaliza no dia 16 de outubro com “Fábulas e Apólogos da Amazônia”, de Creuza Barbosa e Adriana Barbosa Silva. O livro, tecido com os fios da magia e a alegria da infância, é composto de histórias que contagiam pela simplicidade da linguagem e a delicadeza com que foram narradas. (Tenório Telles, 2014). As narrativas acontecem no contexto amazônico, envolvendo o leitor, principalmente as crianças, como também apresentando uma diversidade temática: a preservação do meio ambiente, solidariedade, respeito e valorização da cultura regional.
Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
E agora, que tal ouvir uma das histórias?
Redes Sociais