Membros da Comissão Interna de Supervisão da Carreira TAE tomam posse
Na manhã desta terça-feira, 7, na sala de reuniões do gabinete da Reitoria, ocorreu a solenidade de posse dos técnico-administrativos em Educação que estarão à frente da Comissão Interna de Supervisão da Carreira da Universidade Federal do Amazonas (CIS/Ufam) no triênio de 2025 a 2028. A cerimônia para a assinatura do termo de posse foi presidida pelo vice-reitor, professor Geone Maia, no exercício do cargo de reitor.
Para compor a CIS pelos próximos três anos, na condição de titulares, foram empossados estes cinco servidores eleitos pelos pares, em ordem decrescente do número de votos recebidos: Ronaldo Vittoriano Bastos (222), Crizolda Assis de Araújo (217), Valdelário Farias Cordeiro (207), Izaura Maria da Silva Jardim (185) e Rosimery Ferreira Pereira (175). Em momento anterior à assinatura, Izaura Jardim leu o juramento junto com os colegas. A servidora teve sua atuação em prol da categoria reconhecida, isso porque ela fez parte da primeira composição da CIS, que completa duas décadas de existência.
O professor Geone Maia colocou a Administração Superior da Ufam à disposição para o diálogo permanente com a categoria. Ele destacou que, por meio da CIS, nesses 20 anos, é que as mudanças na carreira TAE são supervisionadas no âmbito institucional, missão que assegura a valorização desses servidores. “Para nós, da Reitoria, é fundamental continuar dando todo o apoio para que os colegas possam participar dos fóruns nacionais, é essencial viabilizar os vários tipos de capacitação, seja stricto senso ou de outros tipos, para valorizar a diversidade entre os nossos TAEs, além de promover o acompanhamento das demandas e avançar em temas como a mobilidade entre os setores da Universidade”, pontuou o vice-reitor, ao incentivar a proposta da comissão eleita de trazer o Fórum Nacional das Comissões de Carreira para Manaus, reunindo os representantes da categoria em Institutos e Universidades Federais de todo o País pela primeira vez na região Norte.
O pró-reitor de Gestão de Pessoas Luiz Ferreira Neto, que é da categoria TAE, resgatou um breve histórico da Comissão e prestou agradecimentos aos antigos e atuais colegas que têm se dedicado ao fortalecimento da carreira. Segundo ele, há uma série de desafios sobre os quais a CIS se debruça ao cumprir sua missão institucional, a exemplo de temas como a flexibilização da jornada de trabalho, o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), o Programa de Gestão por Resultados (PGR), a avaliação periódica de desempenho, a progressão na carreira, o dimensionamento de pessoal e a transformação de cargos específicos em cargos amplos, entre outras questões. “Nós colocamos à disposição para dialogar amplamente com os representantes eleitos para a Comissão”, concluiu.
Eleito com o maior número de votos, Ronaldo Vittoriano foi reconduzido como membro da CIS para o triênio que inicia agora em 2025. Ao se pronunciar, agradeceu a Reitoria pelo apoio à participação de três TAEs no XII Fórum Nacional das Comissões Internas de Supervisão (CIS), ocorrido em João Pessoa (PB), entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro de 2025.
O membro titular aproveitou a fala para fazer uma síntese dos temas de maior interesse para a Comissão e para a categoria, a exemplo daqueles elencados pelo titular da Progesp. Ronaldo Vittoriano mencionou ainda a possibilidade de haver um novo concurso público, antes do período eleitoral de 2026, já com vagas para os “cargos amplos” de técnico e de analista em Educação, no caso das lotações em universidades e institutos federais. Avaliação de desempenho, estágio probatório, reforma administrativa e matriz de alocação de servidores também foram alguns temas citados por ele como de interesse primário da CIS.
Representação fortalecida
Além dos cinco membros titulares, outras três servidoras foram eleitas para a suplência. São elas: Déa Mara de Souza Calderaro (163), Maézia Natália Martins Nunes (158) e Maria Rosalba da Costa Bilby (157). Elas também fizeram o juramento e receberam o reconhecimento do vice-reitor, em seu discurso de agradecimento pelo compromisso assumido pela Comissão na defesa das pautas relacionadas à categoria de técnico-administrativos da Universidade. Ao todo, 18 servidores colocaram seus nomes à disposição.
O processo de escolha foi conduzido por Comissão Eleitoral presidida pelo TAE Herbett Rodrigues, conforme a decisão ad referendum - GR n. 36, de 13 de agosto de 2025. Herbett frisou a transparência e a responsabilidade na organização das etapas da consulta. “A Comissão de Eleição da CIS conduziu o pleito com entusiasmo e compromisso, empregando uma divulgação digital inovadora, extensa e intensiva jamais vista neste tipo de processo eleitoral. Tudo foi executado entre os dias 19 de agosto a 22 de setembro de 2025, trabalho este que está sendo consolidado neste momento de forma relevante, consistente e significativa”, sintetizou o presidente da CE-CIS.
Notícia relacionada:
Redes Sociais