Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam leva Inteligência Artificial e Robótica Educacional à Feira Norte do Estudante 2025
Início do conteúdo da página

Ufam leva Inteligência Artificial e Robótica Educacional à Feira Norte do Estudante 2025

Acessos: 175

O IComp destaca o papel da tecnologia na transformação do Ensino Médio

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam), dia 25 de setembro, participou da Feira Norte do Estudante 2025, levando temas estratégicos como inteligência artificial, robótica educacional e inovação no ensino para o centro das discussões. O evento ocorreu no Manaus Plaza Centro de Convenções, com a atuação dos docentes Fabíola Guerra Nakamura e José Francisco Netto em painéis e palestras voltadas ao público estudantil e educadores.

A professora da Ufam, docente Fabíola Guerra Nakamura, integrou a roda de conversa “O Futuro das Profissões na Era da IA”, ao lado da diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas, Kátia Luz Torres Silva, do empreendedor Marcelo Bissuh, associate Partner do BTG Pactual e de Adriano Luiz do Vale Soares, coordenador de consultoria da Secretaria de Auditoria Interna do Tribunal de Justiça do Amazonas. O debate abordou os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho, com ênfase na importância de preparar a sociedade para mudanças que envolvem ética, justiça social e inclusão.

“A IA está imersa no nosso dia a dia, então a importância de falar sobre isso em eventos que envolvem estudantes e profissionais de outras áreas é, primeiro, para identificarmos as mudanças que vão acontecer com a IA. É fundamental que as pessoas se preparem para essas mudanças, para que possamos construir uma sociedade mais justa e inclusiva, e que tenha o uso correto da inteligência artificial”, destacou a professora da Ufam.

Também representando a Ufam, o professor José Francisco Netto conduziu a palestra “Sua sala de aula está pronta para os robôs?”, voltada à aplicação da robótica educacional no ambiente escolar. A atividade demonstrou como a integração entre tecnologia e ensino pode contribuir para o desenvolvimento de competências fundamentais entre alunos e professores.

“Falar sobre a robótica educacional com foco em professores e alunos do Ensino Médio é uma maneira de ensinar sobre as tecnologias, sobre o trabalho em equipe e desenvolver várias habilidades que são úteis para o nosso dia a dia”, afirmou o docente do IComp.

Conhecendo o IComp

Durante o evento, os participantes também tiveram acesso às informações atualizadas sobre o ingresso nos cursos de graduação em Computação da Ufam. Os estudantes prestarão vestibular neste ano de 2025, com ingresso no IComp em 2026, por meio da Área Básica de Ingresso (ABI) em Computação, uma nova estrutura curricular que reúne os dois primeiros anos de formação em um ciclo comum, antes da escolha definitiva do curso.

Nesse período inicial, os alunos terão acesso a uma base sólida em Computação, Ética e Cidadania. Após essa etapa, poderão escolher entre quatro cursos de bacharelado: Ciência da Computação, Engenharia de Software, ou os recém-criados Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial.

A entrada na ABI poderár feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou pelo Processo Seletivo Contínuo (PSC), próprio da Ufam, aplicado durante os três anos do Ensino Médio. O novo modelo busca garantir uma escolha mais consciente dos estudantes e fortalecer a formação técnica e cidadã desde o início da graduação.

Sobre a Feira Norte do Estudante

Desde 2010, a Feira Norte do Estudante reúne em um só espaço instituições de ensino, empresas e profissionais da educação e mercado de trabalho. O evento se consolidou como um verdadeiro ponto de encontro para quem busca orientação acadêmica ou deseja repensar a carreira, oferecendo palestras, oficinas, exposições e oportunidades que ajudam a transformar planos em caminhos concretos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página