Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mestranda da Ufam ministra oficina sobre Educação Escolar no Sistema Prisional em workshop no Reino Unido
Início do conteúdo da página

Mestranda da Ufam ministra oficina sobre Educação Escolar no Sistema Prisional em workshop no Reino Unido

Acessos: 235

A discente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Poliane Cunha, participou no último dia 27 de setembro do MaCTRI Summer School 2025, workshop realizado em Manchester, no Reino Unido. O evento foi promovido pelo MEaP Academy Community Training & Research Institute (MaCTRI).

Intercâmbio acadêmico e práticas decoloniais

Reunindo estudantes, acadêmicos e parceiros da comunidade, o programa teve como foco a educação decolonial, a aprendizagem inclusiva e o intercâmbio acadêmico internacional. Entre os temas discutidos estiveram pedagogia feminista negra, neurodiversidade na educação e recuperação da liderança negra.

O edital deste ano integrou o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, fruto de uma colaboração entre universidades brasileiras e o MaCTRI, com o objetivo de fortalecer a práxis decolonial por meio do diálogo, da pesquisa e do intercâmbio comunitário.

Oficina ministrada pela mestranda

Na ocasião, Poliane Cunha ministrou uma oficina sobre Educação Escolar no Sistema Prisional sob uma perspectiva global e socioeconômica”. Além disso, apresentou o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi), do qual faz parte, destacando a atuação em pesquisa e extensão do coletivo.

“Participar desse workshop foi um marco na minha trajetória. Estar em um espaço internacional, discutindo educação inclusiva e decolonial, me fez perceber a potência do conhecimento produzido no Brasil e a importância de construir pontes entre diferentes contextos”, ressaltou a mestranda.

Mestrado sanduíche

Com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Poliane Cunha iniciou em abril o mestrado sanduíche na Universidade de Bedfordshire (Londres), em parceria com o Instituto MaCTRI (Manchester). A iniciativa é conduzida sob orientação da professora doutora Nilvane Fernandes, líder do GEPPEvi.

O projeto é financiado pelo Programa Abdias Nascimento, que concede bolsas de mestrado e doutorado sanduíche no exterior, visando fomentar o intercâmbio científico e ampliar a experiência acadêmica de estudantes de pós-graduação em instituições internacionais. O Programa tem como foco ações afirmativas voltadas a estudantes pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

As bolsas são resultado de parceria entre a Capes, o Ministério da Educação (MEC) e Instituições de Ensino Superior (IES), como a Ufam.

Texto: Ágatha Gonçalves

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página