Curso de Relações Públicas promove II Seminário de Autoavaliação
Autoavaliação do curso aponta direções para uma estrutura curricular inovadora e conectada ao mercado atual
Docentes, discentes e egressos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estiveram reunidos, na manhã da última terça-feira, 16, no Auditório Rio Alalaú da Faculdade de Educação, setor Norte, do campus universitário, para a cerimônia de abertura da segunda edição do Seminário de Autoavaliação do Curso de Relações Públicas. O evento buscou, durante três dias, debater e analisar perspectivas, ideias e práticas voltadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão já desenvolvidas no curso de Relações Públicas da Ufam.
De acordo com o coordenador do curso de Relações Públicas, professor Jonas da Silva Gomes Júnior, o objetivo é avaliar como está o nosso curso, os pontos fortes e as oportunidades de melhoria nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. “É um momento de escuta coletiva, em que estudantes, professores e egressos apresentam suas percepções sobre o curso. Os resultados da autoavaliação servirão para planejar o futuro do curso de RP e propor importantes reformulações no Projeto Pedagógico”, destacou.
O coordenador lembrou também que este é um momento histórico, pois daqui a dois anos o curso completará 50 anos de existência. Houve ainda a participação dos egressos. “Este Seminário já se configura como uma ação preparatória para essa celebração, projetando o futuro que queremos construir juntos. É fundamental ouvir quem já passou por aqui, pois seus relatos mostram como a formação se conecta com a atuação profissional e quais desafios o mercado apresenta hoje. Essa escuta é preciosa para aprimorar ainda mais nosso curso”, ressaltou o professor.
A Relações Públicas, Marion Litaiff, participante do Grupo de Trabalho Perfil do Egresso, falou sobre a experiência. “Participar deste grupo de trabalho foi muito positivo. Tivemos a chance de dialogar com os alunos do curso e também com demais egressos que já estão no mercado, o que enriqueceu bastante a troca. Foi um espaço para unir ideias, compartilhar experiências e refletir sobre as habilidades que o profissional de Relações Públicas precisa desenvolver no cenário atual e novas perspectivas para a área”, contou.
Abertura do Seminário
A mesa de abertura foi composta pelo diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), professor Alexandre de Souza Costa, o coordenador do curso de Relações Públicas, professor Jonas da Silva Gomes Júnior, e a presidente do Centro Acadêmico de Relações Públicas (Carp), discente Sarah Guimaraes Barros.
A primeira palestra teve como tema “CPA/Ufam e a importância da autoavaliação”, ministrada pela professora Sidilene Aquino de Farias, presidente da Comissão Própria de Avaliação da Ufam. Em seguida, houve uma mesa-redonda com o tema “Egressos de RP: formação, atuação e desafios do mercado”, composta pelos egressos de Relações Públicas Jaime Lima da Silva, Jessiane Míriam de Castro Guimarães, Karlos Miguel Sena e Samilla de Souza Izaías. A mediação foi feita pela professora Aline Ferreira Lira, docente do curso de Relações Públicas e Assessora de Comunicação da Ufam.
Segundo a presidente da CPA/Ufam, Sidilene Aquino de Farias, “a autoavaliação é uma das ferramentas mais importantes que nós temos dentro da Ufam, porque ela nos permite olhar para dentro da Instituição e compreender de forma ampla como estamos desenvolvendo as nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na Ufam, temos buscado fortalecer essa cultura de avaliação contínua. Cada relatório, cada indicador e cada voz ouvida contribuem para que possamos consolidar nossa universidade”, lembrou.
Para a discente do segundo período de Relações Públicas, aluna Rebecca Bellora, a segunda edição do Seminário de Autoavaliação é uma importante oportunidade para que o aluno possa expor suas opiniões. “Participar do Seminário de Autoavaliação está sendo uma experiência muito importante. É um espaço onde vamos poder falar, ser ouvidos e contribuir diretamente com o futuro do nosso curso. Como estudante, é gratificante perceber que a nossa opinião realmente tem valor e que as nossas sugestões podem gerar mudanças concretas”, finalizou.
A programação contou também com quatro grupos de trabalho: GT 01 – Reformulação Curricular; GT 02 – Perfil do Egresso; GT 03 – Práticas Extensionistas; GT 04 – Práticas de Pesquisa e exposição dos resultados dos GTs. o evento foi encerrado com homenagem ao professor Henrique Wendhausen (in memoriam) e ao discente Marco Winholt (in memoriam).
Nota máxima. Avaliadores do Ministério da Educação (MEC) reconhecem excelência do curso de Relações Públicas
Redes Sociais