Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) oferece a sexta edição da oficina de elaboração de projetos em Parintins
Início do conteúdo da página

Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) oferece a sexta edição da oficina de elaboração de projetos em Parintins

Acessos: 69

No dia 27 de setembro, das 8h às 17h30, o Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) oferece a VI Oficina de Elaboração de Projetos (Prof-Artes), em Parintins. O encontro acontece no Auditório do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), será conduzido pelo professor Renato Brandão e tem certificado de participação. 

Os interessados têm até o dia 26 de setembro para realizar as inscrições AQUI. De acordo com o coordenador do Prof-Artes na Ufam e palestrante, professor Renato Brandão, essa é uma oportunidade para fortalecer ideias e se preparar para a chegada da primeira turma do mestrado em Parintins, em 2026, vinculada ao Prof-Artes. “Os alunos que participarem da oficina serão orientados de forma bem detalhada e o objetivo principal é esclarecer questões relacionadas à elaboração de um projeto ou pré-projeto para o mestrado. A oficina será conduzida em formato de bate-papo, no qual vamos observar como se constrói um projeto, qual o número ideal de páginas, o que deve conter no texto, o que é um memorial, como inserir as teorias e, principalmente, mostrar ao aluno que as ações que ele já desenvolve na escola, como professor de Artes, podem e devem estar dentro do projeto. Essas práticas precisam ser descritas e apresentadas como potenciais transformadores, capazes de se tornarem uma dissertação e um produto no âmbito do nosso mestrado profissional”, explicou o coordenador.

O professor falou ainda que durante a oficina, também haverá a apresentação do edital e a disponibilidade de um guia, pronto para que o aluno possa inserir as informações necessárias: capa, memorial, objetivos, justificativa, metodologia, conclusão e referências. “Além disso, teremos um pequeno seminário no qual cada candidato poderá expor a ideia de produto ou tema que tem em mente. Muitas vezes, desse diálogo já surge até mesmo o título do projeto, o que dá ao aluno um norte mais claro para começar a escrever. Essa ação já acontece desde as primeiras oficinas, estamos indo para a sexta, e tem se mostrado fundamental, porque ajuda os candidatos a compreender que o ingresso no mestrado exige pensamento científico e capacidade de refletir academicamente sobre os problemas e produtos da sua prática educacional. Portanto, a oficina é capaz de oferecer respostas concretas, organizar o pensamento e preparar o candidato para concorrer de forma consistente a uma vaga no nosso Programa”, finalizou.

Prof-Artes

Coordenado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Prof-Artes tem por objetivo proporcionar formação continuada a docentes de Artes da Educação Básica pública, propondo discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade.

Para participar, os candidatos devem ser docentes da Educação Básica pública (Ensino Fundamental e Ensino Médio), portadores de diploma de nível superior reconhecidos pelo MEC, e devem estar ministrando aulas de artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música) em Instituições Escolares e/ou Culturais Públicas e privadas. Os candidatos deverão manter sua atividade na escola durante o Mestrado Profissional.

O Prof-Artes é oferecido em rede nacional, sendo realizado simultaneamente nas Instituições de Ensino Superior associadas, nas quais ocorrem o Exame Nacional de Acesso e a realização do curso. A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da Faculdade de Artes (FAARTES), é uma das associadas ao programa, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Em 2026, o Mestrado Profissional será estendido a Parintins, sendo oferecida uma turma na cidade.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página