HUGV-Ufam realiza quase 200 procedimentos no "Dia E", ação nacional para reduzir filas do SUS
O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam) participou do "Dia E – Ebserh em Ação", um evento nacional que mobilizou simultaneamente os 45 hospitais da Rede Ebserh em todo o Brasil. A iniciativa, realizada em 13 de setembro, visa a ampliar o acesso a cirurgias, consultas e exames especializados para reduzir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS).
No HUGV, a ação resultou em um total de 195 procedimentos, com a participação de 104 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e 32 residentes. A programação incluiu 64 cirurgias eletivas, das quais 20 foram de cirurgia geral e 9 ortopédicas. Além disso, foram realizados 27 exames de endoscopia, 19 ressonâncias magnéticas, 9 tomografias, 20 eletrocardiogramas e 20 radiologias. O evento também contou com 77 consultas e 150 exames especializados e terapias.
Uma das particularidades do "Dia E" no HUGV foi a realização de 20 cirurgias de vesícula biliar em pacientes indígenas. Esses pacientes, que residem em áreas do interior do estado, foram atendidos e avaliados previamente pela Telessaúde e se deslocaram a Manaus apenas para a realização do procedimento.
Autoridades como a reitora da Ufam, Tanara Lauschner, o assessor da Presidência da Ebserh, José Santana, a secretária de Controle Interno da SES-AM, Kamila Pinheiro, e a Gerente de Atenção à Saúde do HUGV-Ufam, Tatiane Lima Aguiar, estiveram presentes e acompanharam a ação.
A reitora Tanara Lauschner destacou a importância da parceria entre as instituições para o sucesso da iniciativa. Ela ressaltou que a ação é uma colaboração integrada entre o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, o HUGV e a Ebserh, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que tem um papel fundamental na diminuição da fila de procedimentos do SUS.
A secretária Kamila Pinheiro parabenizou o HUGV e a Ebserh pela intensificação dos atendimentos, que possibilitam um maior acesso à saúde para a população do estado do Amazonas.
Redes Sociais