Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pela primeira vez no Norte, Ufam sedia Feira “Study in Japan” com oportunidades de intercâmbio acadêmico
Início do conteúdo da página

Pela primeira vez no Norte, Ufam sedia Feira “Study in Japan” com oportunidades de intercâmbio acadêmico

Acessos: 102

Evento reuniu universidades japonesas e entidades de intercâmbio para divulgar bolsas e programas de graduação e pós-graduação no Japão.

Na tarde da última sexta-feira, 12 de setembro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebeu a Feira “Study in Japan”, o maior evento da categoria no Brasil, que ocorreu pela primeira vez na região Norte. A iniciativa ofereceu informações e oportunidades de intercâmbio acadêmico para estudantes de graduação e pós-graduação interessados em estudar no Japão. Realizado no hall e no Auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia (FT), o evento reuniu representantes de instituições de ensino japonesas e atraiu dezenas de estudantes ao longo da programação.

A Feira, que também marcou as comemorações dos 130 anos de relações amistosas entre Brasil e Japão, foi fruto da parceria entre a Ufam, a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku) e o projeto Study in Japan Brasil. Também teve apoio do Consulado-Geral do Japão em Manaus, da Associação dos Ex-bolsistas do Japão na Amazônia Ocidental (AmeOJapão), da Associação de Bolsistas da Amazônia da Japan International Cooperation Agency (Abajica), além das Faculdades de Tecnologia (FT) e Letras (Flet) da Ufam.

Como foi a programação

As atividades começaram às 13h, no Auditório Rio Javari, com a Cerimônia de Abertura, que contou com falas do professor Dr. Koganezawa Tadachika (Study in Japan), do diretor da FT, Dr. João Caldas, do cônsul-geral do Japão em Manaus, Sr. Miyagawa Yuichi, e da secretária de Estado de Educação, Arlete Ferreira Mendonça (SEDUC).

Em seguida, três sessões temáticas apresentaram detalhes sobre universidades e oportunidades:

  • Sessão 1 – Resumo das Universidades: representantes da Kokugakuin University (Sr. Fujii Tetsuhiko), da Yokohama National University (Prof. Cheng) e da University of Tsukuba (Prof. Dr. Koganezawa) apresentaram os diferenciais de suas instituições.

  • Sessão 2 – Bolsas MEXT e JICA: com o diplomata Tiago Coutinho (Consulado do Japão em Manaus), Jonas Gomes (AmeOJapão) e Sra. Cacilda Satomi Yano Mallman (Abajica), que explicaram modalidades de bolsas e processos de inscrição.

  • Sessão 3 – Experiência de Ex-bolsistas: com o relato de MsC Euler Guimarães (AmeOJapão), que compartilhou sua trajetória acadêmica no Japão.

O momento foi encerrado com a fala da representante da Reitoria e da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam (ARII), a professora Sheila Cordeiro.

Durante toda a tarde, em frente aos auditórios da FT, o público teve acesso às Mesas de Consulta, onde universidades japonesas, o Consulado-Geral do Japão e associações de ex-bolsistas estiveram disponíveis para tirar dúvidas e orientar estudantes sobre processos seletivos, bolsas e vida acadêmica no Japão.

Universidades presentes

Durante a programação, os participantes puderam conhecer diretamente representantes da Kokugakuin University, com campi em Tóquio e Yokohama; da Yokohama National University, localizada na cidade portuária homônima, ao sul de Tóquio; e da University of Tsukuba, renomada por seus centros de pesquisa e pela integração entre ciência e esporte.

Além disso, materiais informativos de mais de treze universidades japonesas foram disponibilizados para consultas, ampliando as opções de cursos de graduação, pós-graduação e programas de intercâmbio cultural.

Segundo o coordenador do projeto Study in Japan no Brasil, Álvaro Kanashiro, a realização da Feira no Amazonas representa um marco. “É a primeira vez que a gente realiza essa feira de grande porte convidando representantes de universidades japonesas para o Norte do país, aqui na gloriosa Ufam. Eu agradeço à Universidade por abrir espaço para a realização do evento. Hoje nós temos três representantes de universidades japonesas fazendo consultas presencialmente e materiais de mais de 13 instituições disponíveis para os estudantes que tiverem interesse em fazer graduação e pós-graduação no Japão. Amanhã o evento continua em outro espaço, com mais atividades e informações para quem deseja estudar no Japão”, destacou.

A Feira também contou com a participação de estudantes da Ufam atuando como monitores. Um deles foi Henrique Freitas de Oliveira, do 2º período de Engenharia Química, que destacou a importância da experiência: “Eu decidi trabalhar na Feira porque achei interessante e também uma ótima oportunidade para quem tem vontade de estudar fora. Conhecer outro país, expandir os conhecimentos, viver uma nova cultura e também ter acesso a um mercado de trabalho que, no Japão, é muito receptivo a jovens graduandos. O país enfrenta um envelhecimento populacional e precisa de mão de obra qualificada, o que pode abrir muitas portas para nós, brasileiros”, afirmou.

Mais informações

Estudantes interessados podem acessar conteúdos sobre o processo de candidatura, bolsas de estudo e universidades japonesas no site oficial do Projeto Study in Japan BrasilTambém é possível acompanhar novidades pelo perfil @studyinjapanbr no Instagram.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página