Pela primeira vez no Norte, Ufam sedia Feira “Study in Japan” com oportunidades de intercâmbio acadêmico
Evento reuniu universidades japonesas e entidades de intercâmbio para divulgar bolsas e programas de graduação e pós-graduação no Japão.
Na tarde da última sexta-feira, 12 de setembro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebeu a Feira “Study in Japan”, o maior evento da categoria no Brasil, que ocorreu pela primeira vez na região Norte. A iniciativa ofereceu informações e oportunidades de intercâmbio acadêmico para estudantes de graduação e pós-graduação interessados em estudar no Japão. Realizado no hall e no Auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia (FT), o evento reuniu representantes de instituições de ensino japonesas e atraiu dezenas de estudantes ao longo da programação.
A Feira, que também marcou as comemorações dos 130 anos de relações amistosas entre Brasil e Japão, foi fruto da parceria entre a Ufam, a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku) e o projeto Study in Japan Brasil. Também teve apoio do Consulado-Geral do Japão em Manaus, da Associação dos Ex-bolsistas do Japão na Amazônia Ocidental (AmeOJapão), da Associação de Bolsistas da Amazônia da Japan International Cooperation Agency (Abajica), além das Faculdades de Tecnologia (FT) e Letras (Flet) da Ufam.
Como foi a programação
As atividades começaram às 13h, no Auditório Rio Javari, com a Cerimônia de Abertura, que contou com falas do professor Dr. Koganezawa Tadachika (Study in Japan), do diretor da FT, Dr. João Caldas, do cônsul-geral do Japão em Manaus, Sr. Miyagawa Yuichi, e da secretária de Estado de Educação, Arlete Ferreira Mendonça (SEDUC).
Em seguida, três sessões temáticas apresentaram detalhes sobre universidades e oportunidades:
- Sessão 1 – Resumo das Universidades: representantes da Kokugakuin University (Sr. Fujii Tetsuhiko), da Yokohama National University (Prof. Cheng) e da University of Tsukuba (Prof. Dr. Koganezawa) apresentaram os diferenciais de suas instituições.
- Sessão 2 – Bolsas MEXT e JICA: com o diplomata Tiago Coutinho (Consulado do Japão em Manaus), Jonas Gomes (AmeOJapão) e Sra. Cacilda Satomi Yano Mallman (Abajica), que explicaram modalidades de bolsas e processos de inscrição.
- Sessão 3 – Experiência de Ex-bolsistas: com o relato de MsC Euler Guimarães (AmeOJapão), que compartilhou sua trajetória acadêmica no Japão.
O momento foi encerrado com a fala da representante da Reitoria e da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam (ARII), a professora Sheila Cordeiro.
Durante toda a tarde, em frente aos auditórios da FT, o público teve acesso às Mesas de Consulta, onde universidades japonesas, o Consulado-Geral do Japão e associações de ex-bolsistas estiveram disponíveis para tirar dúvidas e orientar estudantes sobre processos seletivos, bolsas e vida acadêmica no Japão.
Universidades presentes
Durante a programação, os participantes puderam conhecer diretamente representantes da Kokugakuin University, com campi em Tóquio e Yokohama; da Yokohama National University, localizada na cidade portuária homônima, ao sul de Tóquio; e da University of Tsukuba, renomada por seus centros de pesquisa e pela integração entre ciência e esporte.
Além disso, materiais informativos de mais de treze universidades japonesas foram disponibilizados para consultas, ampliando as opções de cursos de graduação, pós-graduação e programas de intercâmbio cultural.
Segundo o coordenador do projeto Study in Japan no Brasil, Álvaro Kanashiro, a realização da Feira no Amazonas representa um marco. “É a primeira vez que a gente realiza essa feira de grande porte convidando representantes de universidades japonesas para o Norte do país, aqui na gloriosa Ufam. Eu agradeço à Universidade por abrir espaço para a realização do evento. Hoje nós temos três representantes de universidades japonesas fazendo consultas presencialmente e materiais de mais de 13 instituições disponíveis para os estudantes que tiverem interesse em fazer graduação e pós-graduação no Japão. Amanhã o evento continua em outro espaço, com mais atividades e informações para quem deseja estudar no Japão”, destacou.
A Feira também contou com a participação de estudantes da Ufam atuando como monitores. Um deles foi Henrique Freitas de Oliveira, do 2º período de Engenharia Química, que destacou a importância da experiência: “Eu decidi trabalhar na Feira porque achei interessante e também uma ótima oportunidade para quem tem vontade de estudar fora. Conhecer outro país, expandir os conhecimentos, viver uma nova cultura e também ter acesso a um mercado de trabalho que, no Japão, é muito receptivo a jovens graduandos. O país enfrenta um envelhecimento populacional e precisa de mão de obra qualificada, o que pode abrir muitas portas para nós, brasileiros”, afirmou.
Mais informações
Estudantes interessados podem acessar conteúdos sobre o processo de candidatura, bolsas de estudo e universidades japonesas no site oficial do Projeto Study in Japan Brasil. Também é possível acompanhar novidades pelo perfil @studyinjapanbr no Instagram.
Redes Sociais