Enfermeiro da Ufam, Júlio Said Siqueira Cabús, é destaque no prêmio Anna Nery
Enfermeiro é reconhecido com a maior honraria da enfermagem no Brasil, por indicação do Coren-AM.
O Prêmio Anna Nery é uma honraria máxima da enfermagem no Brasil, uma homenagem ao compromisso e ao protagonismo de personalidades exemplares que inspira enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes em todo o país. Em 2025, durante o 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que acontece de 8 a 11 de setembro no Centro de Convenções de Salvador (BA), o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) indicou o enfermeiro Júlio Said Siqueira Cabús para receber essa distinção nacional, reconhecendo a importância do enfermeiro na história da saúde.
Com o tema “Tecnologias e inovações em Enfermagem: qualidade, eficiência e segurança do cuidar” o prêmio foi entregue, na noite da última terça-feira (09/09) em nome de Said à sua esposa, Carlem Gonçalves Cabús, e à filha, Rosiely Cabús, que representaram sua trajetória com emoção e orgulho.
“Representar Said Cabús neste momento tão especial é uma honra que transcende as palavras. Receber, juntamente com sua primogênita Rosiely Cabús, em seu nome o Prêmio Anna Nery, uma das maiores distinções da enfermagem brasileira, é testemunhar o reconhecimento de uma vida inteira dedicada ao cuidado, ao compromisso ético e à valorização da profissão. Hoje ele representa uma referência na telenfermagem no Amazonas.
O Said Cabús é mais do que um nome de destaque na enfermagem: ele é inspiração, exemplo e referência para todos que acreditam na força do cuidado humano. Sua trajetória mostra que a enfermagem vai muito além de uma prática técnica – é também amor ao próximo, defesa da dignidade e compromisso com a vida.
Estar aqui hoje, representando-o, significa carregar consigo a responsabilidade de dar voz a essa história de dedicação. É sentir a emoção de ver todo o seu legado ser celebrado e reconhecido publicamente. Agradeço ao COREN AM pela indicação ao prêmio e ao TELEPNAR pela iniciativa e oportunidade”, declarou Carlem.
Trajetória de Júlio Said Siqueira Cabús
Aos 59 anos, Júlio Said Siqueira Cabús é filho de Terezinha Siqueira Cabús e de Jorge Cabús (in memoriam). Casado com Carlem Cabús, é pai de quatro filhas e avô de cinco netos(as). Sua caminhada profissional começou há 33 anos, quando concluiu a formação como técnico em enfermagem, prosseguindo depois para a graduação.
Ao longo de sua carreira, cuidou de centenas de pessoas em diferentes áreas, incluindo docência, cardiologia, nefrologia, urgência e emergência, serviços ambulatoriais e, mais recentemente, a saúde da mulher — especialmente ginecologia e obstetrícia. Foi nesse campo que descobriu sua maior vocação: o cuidado com a vida que nasce e a esperança que renasce em cada família.
Em 2022, Said iniciou um novo legado ao integrar o TelePNAR (Telemonitoramento do Pré-natal de Alto Risco em áreas mais remotas do Amazonas), projeto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Parceria com o Ministério da Saúde (MS). A iniciativa ampliou sua missão para além das fronteiras físicas, levando assistência às gestantes de alto risco e risco intermediário em comunidades ribeirinhas e indígenas. Em mais de 40 municípios visitados por Cabús, ele vivenciou aprendizados únicos junto aos povos ribeirinhos e originários, e fortaleceu ainda mais o papel da enfermagem na prevenção da mortalidade materna, fetal e infantil. Até hoje, o Telepnar já atendeu mais de 2 mil gestantes, com resultados que transformam realidades e salvam vidas, e a enfermagem é protagonista nessa história.
Protagonismo no TelePNAR
O Telepnar se orgulha da dedicação e do talento de um profissional como Said Cabús, o primeiro enfermeiro a integrar o projeto. Foi ele quem abriu caminho para que a Enfermagem estivesse presente e atuante junto aos casos de gestantes acompanhadas, trazendo proximidade, cuidado e destaque para a categoria dentro dessa iniciativa, que hoje conta com cinco profissionais de enfermagem em sua estrutura. Said conquistou o respeito dos profissionais dos DSEIs e dos municípios do Amazonas pelo profissionalismo com que sempre tratou os colegas e as situações, graças à sua atuação, muitos atendimentos foram viabilizados, inclusive de casos que precisaram ser encaminhadas para a capital do estado. Sua indicação ao Prêmio Anna Nery 2025 representa para o TelePNAR, assim, não apenas um reconhecimento pessoal e profissional à Said, mas também a gratidão por sua atuação na telessaúde do Amazonas, transformando a vida de inúmeras mulheres e famílias.
Atuação da Universidade Federal do Amazonas
Atuante há 33 anos na enfermagem da Universidade Federal do Amazonas/Hospital Universitário Getúlio Vargas, também tem grande relevância por seu trabalho na docência, como tutor e preceptor da Residência de Enfermagem Obstétrica junto à Escola de Enfermagem da UFAM.
Sobre o prêmio Anna Nery
O Prêmio Anna Nery, criado em 2012 pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, é a maior honraria concedida à enfermagem no Brasil. Ele simboliza o reconhecimento a trajetórias que refletem compromisso ético, dedicação e inovação no cuidado em saúde. A premiação leva o nome de Anna Nery, considerada a patrona da enfermagem brasileira por sua atuação voluntária e corajosa durante a Guerra do Paraguai (1864–1870), quando se destacou no cuidado a soldados feridos, organizando hospitais de campanha e aplicando práticas que salvaram inúmeras vidas. Inspirado nesse legado de humanidade e compromisso, o prêmio celebra profissionais que, assim como ela, transformam vidas e fortalecem a profissão em diferentes áreas de atuação.
Por: Comunicação TelePNAR
Redes Sociais