Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Com 45 ações, Ufam faz balanço da Campanha Agosto Lilás
Início do conteúdo da página

Com 45 ações, Ufam faz balanço da Campanha Agosto Lilás

Acessos: 230

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), durante o mês de agosto, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) e Assessoria de Comunicação (Ascom), realizou 45 ações,  com atividades no campus, em Iranduba, em Humaitá, em Parintins, em Puraquequara e Parque das Tribos, referentes à mobilização pelo fim da violência contra as mulheres. 

Foram realizadas palestras, rodas de conversa, cursos de aperfeiçoamento, exposições, ações culturais, plantão de atendimentos e panfletagens em locais de grande circulação na Ufam, que incluíram parcerias com 17 instituições como Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas,  Ministério Público do Estado do Amazonas, secretarias estaduais e municipais, movimentos sociais e ONGs, destacando ações educativas, preventivas e de acolhimento realizadas em defesa dos direitos das mulheres. 

Acesse o relatório na íntegra AQUI 

A iniciativa resultou na criação de um grupo de trabalho para implantar a Ouvidoria da Mulher na Ufam, anunciada durante a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Amazonas, realizada na Ufam. De acordo com a reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, o balanço da Campanha Agosto Lilás comprova os avanços no debate sobre políticas de enfrentamento à violência de gênero e mobilização ampla da comunidade acadêmica.

“A Ufam tem a responsabilidade de unir ensino, pesquisa, extensão e compromisso social. A Campanha Agosto Lilás foi realizada em parceria com a Operação Shamar da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM)  e com diversas entidades públicas e da sociedade civil. Os resultados também se traduzem em avanços institucionais, como a criação do grupo de trabalho que vai implantar a Ouvidoria da Mulher na Ufam. Essa mobilização demonstra a força da nossa comunidade universitária, que não apenas debate o problema, mas se coloca como parte ativa na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violência de gênero”, destacou a reitora.

Para a pró-reitora de Extensão, professora Flávia Melo, as ações colaborativas como o Agosto Lilás evidenciam o compromisso público e político da Ufam com a equidade de gênero e com o enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres. “São iniciativas que não apenas mobilizam a comunidade acadêmica, mas também fortalecem relações institucionais com outros órgãos públicos, aproximam a gestão superior das unidades acadêmicas e valorizam o trabalho extensionista realizado pelas nossas pesquisadoras. Além disso, tornam ainda mais visível o papel social da universidade na sociedade amazonense”, destacou a gestora.

A professora Flávia Melo falou, ainda, sobre a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Amazonas ter sido na Ufam. “Encerrar o mês acolhendo a 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres foi muito simbólico. Esse gesto reafirma a disposição da Ufam em estreitar laços com movimentos sociais e instituições públicas do Amazonas. A Universidade não se limitou a apoiar o evento: ela se colocou como espaço de diálogo e construção coletiva de políticas. Nesse sentido, demos um passo fundamental para institucionalizar nosso compromisso com as mulheres, por meio do protocolo assinado para a criação da Ouvidoria da Mulher. Trata-se de um marco, pois vincula definitivamente a Ufam à agenda de enfrentamento à violência de gênero e de promoção da equidade”, relembrou.

Para a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), professora Sheila Cordeiro Mota, manifestou sua profunda satisfação em ter participado ativamente das ações do Agosto Lilás, uma campanha de grande relevância na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero.

“Trata-se de um marco histórico, no qual a Ufam se uniu a órgãos estratégicos para a atuação conjunta em prol do combate a violência de gênero.  Firmar parceria para a criação da Ouvidoria da Mulher na Ufam, representa a materialização de um espaço institucional de escuta e acolhida, que fortalecerá a promoção da igualdade, da justiça e da cidadania em nosso estado. A relevância dessa iniciativa está no legado que ela deixará. A Universidade ganha ao consolidar-se como parceira comprometida com a defesa de políticas públicas inclusivas, ao mesmo tempo em que abre caminhos para novas ações acadêmicas, projetos de extensão, pesquisas aplicadas e formações voltadas para a temática dos direitos humanos e da equidade de gênero”, destacou a assessora da ARII.

De acordo com uma das coordenadoras da Campanha Agosto Lilás, professora Andreza Gomes Weil, temas como feminicídio, Lei Maria da Penha, violência psicológica, violência contra pessoas idosas, prevenção da violência doméstica, violências ocultas, economia circular, entre outros foram amplamente tratados nas ações. 

“Estamos encerrando o Agosto Lilás na certeza de que todo trabalho realizado propiciou momentos de reflexão para a comunidade universitária e para toda a sociedade onde chegaram as nossas ações. Acreditamos que os conteúdos, as imagens, as histórias contadas e tantas outras iniciativas que ocorreram junto aos diferentes públicos resultam em novos olhares, mudanças de postura e principalmente o comprometimento com a proteção cotidiana das mulheres contra todas as formas de violência”, finalizou a coordenadora.

Produtos da Campanha

Ao todo, foram publicadas nove matérias no site institucional, mais de 70 peças gráficas e seis vídeos produzidos para divulgação. Nas redes sociais da Ufam foram veiculados 50 stories, seis reels, 13 postagens no Instagram, 11 postagens no Twitter, com mais de 380.000 visualizações entre stories, reels e postagens.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página