Ufam e a Empresa Transnorte Energia inauguram o Laboratório de Capacitação e Beneficiamento de Produtos de Origem Animal para a Agroindústria
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) inaugurou, na manhã de terça-feira (12), o Laboratório de Capacitação e Beneficiamento de Produtos de Origem Animal para a Agroindústria, localizado na Fazenda Experimental, na BR-174. O novo espaço representa um marco para o fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação tecnológica na área da Produção Animal na Amazônia.
Com estrutura moderna e equipamentos específicos, o laboratório, que recebeu financiamento da empresa Transnorte Energia no valor de R$415.367,03, é voltado tanto para atividades acadêmicas quanto para ações de capacitação do público externo. Presente ao evento de inauguração, o vice-reitor da Ufam, professor Geone Maia, destacou a contribuição que o laboratório trará para as atividades acadêmicas. “O Laboratório de Capacitação e Beneficiamento de Produtos de Origem Animal para a Agroindústria é muito importante para a nossa comunidade, não somente para a pesquisa, dentro das áreas, especialmente da Zootecnia, por meio de avaliação de carcaças, qualidade da carne, e afins, mas também para possibilitar a oferta de formações para as atividades de extensão, de ensino, de graduação e também servirá à comunidade externa com cursos de capacitação para os produtores rurais, na temática de boas práticas de manipulação de alimentos de origem animal, por exemplo”, declarou.
A representante da Empresa Transnorte Energia, Regina Pelinzzer, disse que a entrega do laboratório reafirma o compromisso da empresa em transformar projetos em legado, levando desenvolvimento, conhecimento e oportunidades que impulsionam o crescimento sustentável e fortalecem a sociedade. "É com grande satisfação que a TNE realiza, neste ato, a entrega oficial do Laboratório de Capacitação e Beneficiamento de Produtos de Origem Animal para Agroindústria da Universidade Federal do Amazonas. O laboratório se estabelece como um ponto estratégico para a formação de excelência, contribuindo para o fortalecimento da agroindústria na região e impulsionando o desenvolvimento acadêmico, científico e econômico local”, ressaltou. “A TNE sente orgulho em ter contribuído para tornar este projeto uma realidade, reafirmando seu compromisso com a qualidade, a eficiência e o impacto social de cada obra que executa. Agradecemos à Universidade Federal do Amazonas pela confiança depositada e estendemos nosso reconhecimento a todos os profissionais e parceiros que se dedicaram para que este momento fosse possível”, concluiu.
Segundo o diretor da Fazenda Experimental da Ufam e médico veterinário, Hugo Haick Perdigão, a entrega do laboratório cumpre um papel estratégico para a região. “Nosso objetivo é que este espaço seja não apenas um centro de referência para o ensino e a pesquisa, mas também um ponto de encontro entre a universidade e os produtores rurais. Queremos capacitar pequenos produtores para que adotem boas práticas de produção de alimentos e de bem-estar animal, especialmente na fabricação de produtos cárneos. Assim, fortalecemos a agroindústria local e contribuímos para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável da Amazônia,” expôs.
O novo espaço da Fazenda Experimental é composto por área suja, área limpa, duas câmaras frigoríficas, um box de insensibilização, uma sala de necropsia, guincho e trilho para elevação das carcaças.
Redes Sociais