Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam e Iphan discutem ações em conjunto
Início do conteúdo da página

Ufam e Iphan discutem ações em conjunto

Acessos: 50

 

Na manhã de quinta-feira, 7, a reitora e o vice-reitor da Ufam, professores Tanara Lauschner e Geone Maia, estiveram no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abordando os encaminhamentos necessários para a preservação e uso dos edifícios históricos da Universidade. Os dois foram recebidos pela superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheira, e pelo coordenador técnico do órgão, Rafael Azevedo.

Os gestores da Universidade discutiram a situação atual do antigo prédio da Faculdade de Direito, além de tratarem também sobre as sedes do Centro de Artes da Ufam (Caua), do Museu Amazônico e da sede anterior Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Na ocasião, a reitora agradeceu aos profissionais do Iphan por todo o suporte que tem sido dado à Ufam em relação ao prédio da Jaqueira e disse que a gestão já está trabalhando para o melhor desfecho da situação. “Entramos em contato com o senador Omar Aziz, líder da bancada amazonense no Senado, e conseguimos dele o compromisso de apresentar a pauta à bancada para o repasse de emendas parlamentares que viabilizem a reforma do prédio”, declarou. 

Além disso, os presentes conversaram sobre a possibilidade de se realizar um acordo de cooperação técnica pelo qual  não somente a relação entre os dois órgãos será mais estreita, mas também para se viabilizar projetos para os prédios dentro do Centro Histórico de Manaus (Caua e Museu Amazônico). “Falamos também sobre a possibilidade de estágios, principalmente para os cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil, dentro do âmbito de trabalho do Iphan, por exemplo. Então, foi uma reunião bastante proveitosa. A gente tem a capacidade de fazer projetos muito interessantes, tanto para a Universidade Federal do Amazonas quanto para o Iphan, em relação não só à nossa infraestrutura predial, aos nossos prédios históricos, mas também em relação à guarda de coleções arqueológicas, já que a Ufam, por meio do Museu, é credenciada como uma das instituições de guarda e pesquisa”, disse.

A superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheira, também avaliou o encontro positivamente. “Ficamos bastante satisfeitos em poder promover essa relação do Iphan com a Universidade Federal. Na verdade, a gente busca cada vez mais colocar essas instituições, que são públicas, à disposição da comunidade. Então, tenho certeza que essa foi uma reunião não só focada na parte administrativa, naquilo que convém às instituições, mas também em como a gente poderá promover as nossas ações para ajudar a comunidade acadêmica e a sociedade manauara e amazonense. Aqui os projetos estão pensando em como a gente cumpre o nosso papel social”, ressaltou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página