Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Na Itália, alunos de Arquitetura e Urbanismo (FT/Ufam) marcam presença em escola de verão internacional sobre meio ambiente e desastres naturais
Início do conteúdo da página

Na Itália, alunos de Arquitetura e Urbanismo (FT/Ufam) marcam presença em escola de verão internacional sobre meio ambiente e desastres naturais

Acessos: 213

Alunos do curso de Arquitetura participam da International Summer School em Todi e Orvieto, com atividades práticas e diálogo global sobre meio ambiente e desastres naturais

Entre os dias 20 e 27 de julho deste ano, oito estudantes da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), participaram da 3ª edição da International Summer School em Todi e Orvieto, na região da Úmbria, Itália. A atividade internacional de intercâmbio científico reuniu cerca de 50 participantes de países como Argélia, Mali, Suíça e Brasil, promovendo uma intensa troca de saberes em torno da gestão de riscos ambientais e territoriais.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a LARES Itália, a União Nacional de Graduados em Proteção Civil e o apoio do Ministero Degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale da Itália, além da Agenzia Italiana per la Cooperazione Allo Sviluppo. A Ufam participou por meio do Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia (NAMA), que recebeu o convite após sua atuação em projetos de cooperação internacional com a Europa, incluindo a recente colaboração com a Università della Svizzera Italiana, em Mendrísio.

Representando a UFAM, os alunos Ângelo Pontes, Beatriz Atem, Ester Komorowski, Eliana Rego, Giovanna Assis, Julia Mendes, Maria Eduarda Cohen e Nathyele de Souza Dias se integraram às atividades da Escola de Verão, que combinou aulas teóricas, oficinas práticas e visitas técnicas, proporcionando uma experiência dinâmica e imersiva. Ao todo, o projeto contou com 14 estudantes da UFAM, dos quais oito viajaram à Itália para o módulo presencial.

Um dos momentos mais simbólicos da programação foi o evento “Irmã Água”, realizado em Assis no dia 23 de julho. A atividade celebrou os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e promoveu um importante debate sobre gestão da água em tempos de mudanças climáticas, reunindo especialistas internacionais e instituições de ponta, como a Universidade de Blida 1 (Argélia), a Associação de Jovens Arquitetos do Mali, a Ufam e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Segundo os organizadores, a Escola de Verão é fruto da visão colaborativa do Professor Maroc (Universidade de Blida 1), do Dr. Endro Martini (Alta Scuola) e de Giovanni Selli, presidente da Alta Scuola. A proposta é oferecer um espaço de aprendizagem intercultural voltado à cooperação ambiental global.

“A experiência foi extremamente rica. Nossos alunos puderam conhecer de perto contextos de riscos ambientais distintos dos nossos, como os terremotos, por exemplo, além de interagir com estudantes de outras nacionalidades e ampliar sua visão sobre planejamento urbano e territorial”, destacou a coordenação do NAMA.

Além do aprendizado técnico e da troca cultural, os alunos da Ufam receberam certificados internacionais válidos na Europa e no Brasil, fortalecendo seus currículos acadêmicos e contribuindo para os objetivos de internacionalização da universidade.

A partir de agora, a Ufam integra a rede internacional da International Summer School, com perspectiva de participação contínua nas próximas edições, previstas anualmente. A expectativa é que, em 2026, o projeto se amplie para envolver alunos de outras áreas, como Engenharia Civil e áreas correlatas, consolidando o protagonismo da universidade amazônica em iniciativas globais de formação e cooperação científica.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página