Agosto Lilás - Ufam e Tribunal de Justiça do Amazonas realizam roda de conversa com pessoas idosas sobre violência de gênero
Dentro da programação das Ações do Agosto Lilás, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proext), e em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amazonas (CEVID/TJ AM), na manhã da última terça-feira, 5 de agosto, realizaram uma roda de conversa com mais de 30 idosos sobre violência de gênero. A atividade aconteceu no Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, localizado no bairro São José 3, na Zona Leste de Manaus.
A roda de conversa foi conduzida pela assistente social, Deborah Aubert Santos de Lima, que apontou os principais pontos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), situando as diferentes formas de violências contra a mulher e os principais canais de denúncias. A profissional enfatizou as diferenças entre a Lei Maria da Penha e as garantias do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) em relação às situações de violência.
“Em muitos casos as idosas não compreendem a agressão como violência contra a mulher e sim contra a pessoa idosa. Entretanto, a mulher não deixa de ser mulher porque é idosa, ela continua sendo amparada pela Lei Maria da Penha.” ressaltou a profissional.
Para Alberto da Costa, um dos idosos que participou da ação, a roda de conversa permitiu que ele, enquanto homem, olhasse para situações já consolidadas na sociedade de forma diferente. “Muitos homens se sentem superiores em relação às mulheres, mas quando confrontados por outros homens, perdem a coragem. Essa foi uma oportunidade para aprendermos cada vez mais a respeitar as mulheres”, destacou.
De acordo com a coordenadora da Proext, professora Andreza Gomes Weil, a ação junto a pessoas idosas representa um diferencial na Campanha Agosto Lilás. “Se consideramos que este público é proveniente de gerações em que a violência contra as mulheres eram banalizadas, dialogar sobre a proteção e a garantia de direitos com os nossos idosos contribui para mudanças de postura e, sobretudo, para uma sociedade mais justa e segura para as mulheres”, finalizou a responsável pela coordenação das ações do Agosto Lilás na Ufam.
Agosto Lilás
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completa 19 anos de sanção em 7 de agosto de 2025 e inspira, em todo o país, a campanha Agosto Lilás, mês de mobilização pelo fim da violência contra as mulheres. A iniciativa na Ufam faz parte de uma parceria com a Operação Shamar, realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), com ações ostensivas, repressivas e preventivas no combate aos crimes contra a mulher.
Redes Sociais