Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFCHS promove Defesa de Memorial do professor Fábio Sabbá Guimarães Vieira
Início do conteúdo da página

IFCHS promove Defesa de Memorial do professor Fábio Sabbá Guimarães Vieira

Acessos: 408

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), realizará, no próximo dia 25 de agosto, às 14h (horário de Manaus), a Defesa Pública do Memorial Acadêmico do professor Antônio Fábio Sabbá Guimarães Vieira. A atividade acontecerá de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, e será aberta à participação da comunidade acadêmica pelo link: https://meet.google.com/kfi-aqnp-xwv.

O memorial acadêmico é um dos requisitos previstos na carreira docente para a promoção funcional à classe de Professor Titular, que representa o mais alto grau da trajetória no magistério superior. Durante a defesa, o professor apresentará sua produção intelectual, trajetória acadêmica e contribuições relevantes para o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito da universidade pública.

A Comissão Especial de Avaliação será composta por docentes de reconhecida atuação acadêmica. A presidência ficará a cargo do professor Ricardo José Batista Nogueira, da Ufam. Também integram a banca os professores Antonio José Teixeira Guerra (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), João Osvaldo Rodrigues Nunes (Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus Presidente Prudente) e Luiza Câmara Beserra Neta (Universidade Federal de Roraima – UFRR). Como suplentes, participam os professores Hedinaldo Narciso Lima (Ufam) e Osvaldo Girão da Silva (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE).

A diretora do IFCHS, professora Iraildes Caldas Torres, reforça o convite à comunidade acadêmica para acompanhar esse momento significativo da vida universitária, que reconhece o mérito de uma trajetória dedicada ao fortalecimento da educação, da ciência e da formação superior na Amazônia.

Sobre o docente - Antonio Fábio Sabbá Guimarães Vieira é graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Amazonas (1995), com Mestrado (1998) e Doutorado (2008) em Geografia, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde também atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo).

Ele coordena o Laboratório de Análise e Tratamento de Sedimentos e Solos (Latossolo) e o Laboratório de Geodinâmica Superficial (Lages), ambos vinculados ao Departamento de Geografia da Ufam, além de exercer a vice-coordenação do Laboratório de Geografia Física. É líder do Grupo de Pesquisa em Geografia Física da Amazônia, cadastrado no CNPq.

Sua atuação concentra-se nas Geociências, com ênfase em Geografia Física, especialmente nos campos da Geomorfologia, Geomorfologia Fluvial, Pedologia e Clima Urbano. Desenvolve pesquisas voltadas para temas como voçorocas (estudo, monitoramento e contenção), impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas, movimentos de massa (deslizamentos e desmoronamentos) e caracterização morfológica de solos.




registrado em: ,
Fim do conteúdo da página