Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > FUA e Universidade Nacional de Córdoba firmam parceria internacional para pesquisa geológica sobre a Amazônia
Início do conteúdo da página

FUA e Universidade Nacional de Córdoba firmam parceria internacional para pesquisa geológica sobre a Amazônia

Acessos: 155

A Fundação Universidade do Amazonas (Fua), mantenedora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e a Universidade Nacional de Córdoba (UNC), da Argentina, celebraram um acordo de cooperação científica que promete avançar o conhecimento sobre a história geológica da Amazônia. O instrumento, assinado em 10 de julho de 2025, foi divulgado na seção Parcerias Internacionais do site da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii/Ufam).

Projeto busca respostas sobre formação de cadeias montanhosas amazônicas

O convênio tem como objetivo desenvolver o projeto de pesquisa intitulado “How were mountain ranges formed in Amazonia 2 billion years ago, and how were they related to a single large landmass?”. A investigação pretende desvendar os processos responsáveis pela formação das cadeias montanhosas na região amazônica há dois bilhões de anos, e compreender sua relação com a existência de um supercontinente primitivo.

Segundo os pesquisadores, os resultados poderão contribuir para o entendimento da evolução geológica não apenas da Amazônia, mas de todo o planeta, trazendo implicações para estudos de tectônica de placas, recursos minerais e mudanças ambientais ao longo da história da Terra.

Gestão compartilhada entre Brasil e Argentina

A condução das atividades será feita de maneira conjunta. Pela UNC, o responsável será o professor Juan A. Dahlquist, coordenador do Grupo de Pesquisa do CICTERRA-CONICET-FCEFyN-UNC. Já pela Ufam, a professora Fraeda Barbosa Teixeira, do Departamento de Geociências, liderará as ações no Brasil.

O acordo permanecerá vigente até a conclusão das atividades previstas no projeto.

Para mais informações, o documento oficial do convênio pode ser acessado neste link.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página