Seminário Regional para Atualização do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo tem a contribuição de pesquisadoras da Ufam ligadas ao GEPPEvi
Com o objetivo de revisar e atualizar as diretrizes do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, a cidade de Manaus recebeu o terceiro Seminário Regional sobre o tema, nos dias 23 e 24 de abril. O evento teve a participação de pesquisadoras do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam).
O Seminário Norte foi o terceiro encontro regional com essa finalidade, antecedido pelos seminários das regiões Sul (em Curitiba) e Nordeste (em Recife). Após realização nas demais regiões, a próxima etapa será o Seminário Nacional para Atualização do Plano, previsto para ocorrer em agosto deste ano. O encontro foi promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), em parceria com a Escola de Conselhos de Pernambuco e outras instituições.
Sob a coordenação de Irismar Santana, Assistente Social e mestra em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, e Anderson Silva, Coordenador Pedagógico da Escola e Conselhos de Pernambuco e Doutorando em História, as pesquisadoras Mayane Serrão, Nayara Costa e Rosiane Barbosa atuaram como sistematizadoras das discussões nos eixos temáticos do Seminário, contribuindo para a atualização de propostas na construção de políticas públicas voltadas ao atendimento socioeducativo.
Contribuição do GEPPEvi
A proposta central de fortalecer a rede de proteção e aprimorar os serviços destinados aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas vai ao encontro do escopo do GEPPEvi. Sob a liderança da professora Maria Nilvane Fernandes, o Grupo desenvolve cursos, formações, atividades de pesquisa, extensão e iniciação científica, contribuindo para o tripé universitário ensino, pesquisa e extensão.
O GEPPEvi reúne profissionais, investigadores e estudantes de graduação ou pós-graduação (mestrado e doutorado) internos e externos à Ufam, entre os quais estão as pesquisadoras que contribuíram para o Seminário Regional.
Segundo Rosiane Barbosa, o Seminário promovido pelo MDHC demonstra que “os profissionais da área da socioeducação precisam ser ouvidos para que consigam oferecer um atendimento de melhor qualidade aos adolescentes que, por sua vez, perceberam o impacto do evento e os transmitiram em suas falas durante o Seminário". Por sua vez, Nayara Costa considera que "[...] foi um espaço potente de debate e construção coletiva de propostas, que contou com a presença de adolescentes dos diferentes Estados da Região Norte. Essa organização reafirmou o compromisso de escuta e garantia de direitos no âmbito socioeducativo".
Mayane Serrão também contribuiu. Ao avaliar a própria participação no evento, ela o qualificou como um importante momento de formação acadêmica e cidadã. “Ao acompanhar o diálogo entre diferentes profissionais no sistema, juntamente com a sociedade civil, no processo de construção de políticas; e observar como elas podem influenciar a vida de crianças, adolescentes e suas famílias”, destacou Serrão.
As doutorandas Maricélia Paiva e Larissa Nascimento, ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufam, também estiveram no Seminário. Maricélia Paiva representou a Escola Estadual de Socioeducação do Amazonas (EES), enquanto Larissa Nascimento reforçou a presença do GEPPEvi nas atividades.
Para Maricélia Paiva, um dos momentos mais marcantes do encontro foi a participação dos adolescentes. “Eles compartilharam vivências e reflexões sobre o sistema socioeducativo. Por meio da pintura e do artesanato, puderam expressar sentimentos e manifestar o desejo de assumir o protagonismo de suas próprias histórias", lembrou.
“Recebi o convite para este seminário com muito entusiasmo e disposição, não somente por representar o grupo de pesquisa, com tantas frentes de atuação relacionadas à temática, mas também por entender que essa etapa, ocorrida no Amazonas, é a continuidade de um processo que vem sendo construído historicamente por pessoas e instituições extremamente comprometidas com o sistema socioeducativo", refletiu Larissa Nascimento.
Sobre o Grupo
Criado em 2019, o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violência e Instituições (GEPPEvi) atua em prol da reflexão crítica acerca da educação e das realidades histórica, política e social dos sujeitos inseridos em contextos da área protetiva e de privação da liberdade. Em 2020, foi institucionalizado na Faced/Ufam, documentado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
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