Acadêmica de Engenharia Ambiental do IEAA participa da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) 2025, em Brasília
Entre os dias 07 e 11 de abril de 2025, foi realizada a 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), o maior encontro de mobilização indígena do Brasil, no Distrito Federal, Brasília – DF. Este ano, além das pautas centrais de luta e resistência, também foi celebrado um marco significativo: os 20 anos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), símbolo da força coletiva dos povos originários na defesa de seus direitos.
A programação estava dividida em quatro eixos temáticos que envolveu o público presente a reflexão e de construção de ações coletivas: estratégias para lideranças indígenas: um novo olhar dos povos na luta por seus territórios; mapeamento e resistência: estratégias indígenas de monitoramento territorial; os impactos das emergências climáticas e dos empreendimentos sobre os povos indígenas e estratégias para a garantia dos direitos indígenas.
A acadêmica Ivanise Tanharin, do curso de Engenharia Ambiental do IEAA/Ufam e da etnia Tenharin, participou ativamente do evento, representando com orgulho sua origem e sua trajetória acadêmica. Durante as plenárias e trocas de experiências, Ivanise teve a oportunidade de compartilhar a realidade do Sul do Amazonas, abordando a relevância do trabalho desenvolvido pelos Agentes Ambientais Indígenas (AAI), bem como a atuação das organizações regionais e das associações indígenas de base.
A participação de Ivanise Tanharin reafirma o protagonismo dos jovens indígenas nos espaços de decisão e a importância da articulação entre conhecimento tradicional, formação acadêmica e a defesa dos territórios e dos direitos dos povos originários.
Redes Sociais