Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Acadêmica de Engenharia Ambiental do IEAA participa da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) 2025, em Brasília  
Início do conteúdo da página

Acadêmica de Engenharia Ambiental do IEAA participa da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) 2025, em Brasília  

Acessos: 211

Entre os dias 07 e 11 de abril de 2025, foi realizada a 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), o maior encontro de mobilização indígena do Brasil, no Distrito Federal, Brasília – DF. Este ano, além das pautas centrais de luta e resistência, também foi celebrado um marco significativo: os 20 anos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), símbolo da força coletiva dos povos originários na defesa de seus direitos.

A programação estava dividida em quatro eixos temáticos que envolveu o público presente a reflexão e de construção de ações coletivas: estratégias para lideranças indígenas: um novo olhar dos povos na luta por seus territórios; mapeamento e resistência: estratégias indígenas de monitoramento territorial; os impactos das emergências climáticas e dos empreendimentos sobre os povos indígenas e estratégias para a garantia dos direitos indígenas.

A acadêmica Ivanise Tanharin, do curso de Engenharia Ambiental do IEAA/Ufam e da etnia Tenharin, participou ativamente do evento, representando com orgulho sua origem e sua trajetória acadêmica. Durante as plenárias e trocas de experiências, Ivanise teve a oportunidade de compartilhar a realidade do Sul do Amazonas, abordando a relevância do trabalho desenvolvido pelos Agentes Ambientais Indígenas (AAI), bem como a atuação das organizações regionais e das associações indígenas de base.

A participação de Ivanise Tanharin reafirma o protagonismo dos jovens indígenas nos espaços de decisão e a importância da articulação entre conhecimento tradicional, formação acadêmica e a defesa dos territórios e dos direitos dos povos originários.

registrado em:
Fim do conteúdo da página