Ufam cria Grupo de Trabalho para elaboração da Política de Gestão e Preservação Digital
Com o objetivo de estruturar uma política institucional voltada à gestão e preservação de documentos digitais, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) instituiu, por meio do Comitê de Governança Digital (CGD), um Grupo de Trabalho (GT) dedicado à elaboração da Política de Gestão e Preservação Digital da instituição.
A criação do GT está alinhada com uma série de normativas nacionais e internacionais, reconhecendo que os documentos digitais são recursos estratégicos fundamentais para a administração pública, para a memória institucional e para garantir o acesso à informação pela sociedade. A iniciativa também está em consonância com legislações como a Constituição Federal, a Lei nº 8.159/1991 (Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados), a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), além de diretrizes estabelecidas pelo Arquivo Nacional, CONARQ e normas técnicas da ISO.
A primeira reunião do grupo ocorreu no dia 08 de abril de 2025, marcando o início dos trabalhos que envolverão pesquisas, estudos, entrevistas e coleta de informações para subsidiar a construção de uma política robusta, moderna e alinhada com as melhores práticas arquivísticas e tecnológicas.
Composição do Grupo de Trabalho
O GT é composto por profissionais de diversas áreas da Ufam, com experiências complementares nas áreas de arquivologia, biblioteconomia, museologia, tecnologia da informação e administração pública (Portaria GR/ Ufam nº 600, de 28 Março de 2025).
Objetivos do GT
O Grupo de Trabalho tem como finalidade principal propor diretrizes, objetivos, requisitos e instrumentos para garantir a preservação de longo prazo dos documentos digitais produzidos e recebidos pela Ufam. Essa política buscará assegurar: a autenticidade, integridade e acessibilidade dos documentos digitais; a implementação de repositórios digitais confiáveis; a conformidade com legislações e normas arquivísticas e a valorização da memória institucional e da transparência administrativa.
Com a crescente produção de documentos digitais na forma de textos, imagens, vídeos, áudios, entre outros, bem como com o acervo já digitalizado, torna-se essencial adotar ações estratégicas e sustentáveis para sua guarda e preservação.
A Política de Gestão e Preservação Digital será um marco na modernização da administração universitária, fortalecendo a governança da informação e promovendo a Ufam como uma instituição comprometida com a inovação, o acesso à informação e a proteção do patrimônio documental.
Redes Sociais