Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam comemora 10 anos da Agroufam
Início do conteúdo da página

Ufam comemora 10 anos da Agroufam

Acessos: 559

 

 Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

Para celebrar os 10 anos da Feira de Produção Familiar da Ufam, a Agroufam, o Núcleo de Socioeconomia (Nusec) realizou o encontro dos principais responsáveis pela realização do serviço. A atividade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 30, no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias FCA. A Agroufam tem o objetivo de popularizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos produtos da agricultura familiar - Agroufam, com base nos princípios da agroecologia, do desenvolvimento sustentável, da segurança alimentar e nutricional, da inovação tecnológica, do seminário universitário, do associativismo e da inclusão social. 

Compondo a mesa de honra do evento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou em seu pronunciamento, entre outros aspectos, a importância da Agroufam para o desenvolvimento dos estudantes dos cursos da FCA. “Imagine o que seria do aluno da FCA, sair do curso, estudar a disciplina Extensão e Comunicação sem a Agroufam. Seria uma disciplina meramente teórica. Mas aqui nós temos a oportunidade para que os nossos alunos não somente das ciências agrárias, mas de toda a Universidade, possam nesse ambiente, que é um ambiente de conhecimento, aprender cada vez mais”, declarou. “Então, a Agroufam é uma experiência única para nós. Para a sociedade é um local de comercialização, mas para nós, vai muito além disso. É um local de aprendizado, de conhecimento, de mudança de vidas, de Ufam viva. E é isso que queremos para a Universidade Federal do Amazonas, a professora Therezinha Fraxe e eu”, expôs. 

Uma das criadoras da Feira da Ufam, a professora Therezinha Fraxe, vice-reitora da Instituição, ressaltou o quanto a atividade é significativa em trazer para a Acadêmia os conhecedores da realidade amazônica, os agricultores que todos os meses participam do evento. “Aqui, nós estamos juntos com aqueles que acordam 4h ou 5h da manhã e vão para o roçado plantar ou colher. Aqui, nós estamos juntos com quem dorme às 18h porque acordou às 4h da manhã e também porque depois desse horário tem os insetos da malária, da dengue, etc”, disse. “Não é fácil a vida aqui. Não é fácil a vida na Amazônia. Somente quem já viveu em comunidades e nos municípios sabe como é. Eu percebi que nós da Universidade Federal do Amazonas precisamos ir além dos livros e dos cadernos, ir além daqueles que escreveram para a gente. Precisamos ter esse contato com vocês que estão aqui, com o meu amigo que faz pé-de-moleque, mas ele aprendeu como pai dele, que aprendeu com o avô dele e este com o bisavô dele. Isso se chama a troca de conhecimento através da ancestralidade, e é assim que eles ganham a vida, vendendo pé-de-moleque, uma típica comida amazônica”, exemplificou a gestora.

Representando o Ministério Desenvolvimento Agrário (MDA), o Rogério Malta abordou a contribuição positiva de ações como a Agroufam e semelhantes para a melhoria de vida da população brasileira. “Queremos continuar parceiros porque acreditamos que parcerias como essa fortalecem a agricultura familiar, os nossos povos e comunidades tradicionais”, ressaltou. “É uma alegria muito grande ter a Universidade Federal do Amazonas como parceira e esperamos que ela renda, já está rendendo e esperamos que renda ainda mais”, completou. 

A coordenadora da Agroufam, professora Josane Santiago agradeceu a todos que de alguma forma  contribuíram para o sucesso da Feira. “Hoje é um dia de celebrar os dez anos da Agroufam, que nasce não só de um sonho de mulheres, mas também desses encontros de saberes dos vários recantos da Amazônia”, disse. “Nós trouxemos para dentro da Universidade esses cenários amazônicos, a nossa agricultura familiar, as nossas raízes. Então, é um orgulho ter essa gente aqui e eu quero, em nome dessas pessoas, agradecer porque a Feira só existe por vocês. A Feira ultrapassou os nossos muros, do Nusec, da faculdade, e agora é um programa da Universidade. Isso é um processo muito bonito”, comentou a professora.

José Ricardo Wendling, vereador eleito de Manaus e, enquanto deputado federal, destinou emendas parlamentares para a Ufam e ajudou a fomentar a Agroufam também fez a sua homenagem à atividade. “Quero parabenizar a todos e todas que estão nesse processo da Agroufam. É o esforço, com muita parceria realmente, é o olhar para a geração de renda, de trabalho e oportunidades, da agricultura, da produção de alimentos, do combate à fome que ainda está muito presente na sociedade e no nosso estado tem participação extrema, ora tem enchente agora tem seca, então, tudo que é parceria possível para minimizar as consequências dessas ações da natureza contribui”, registrou o político. 

Roseli Barroncas, representante da associação dos feirantes da Agroufam, teve também a oportunidade de falar em nome dos 77 produtores beneficiados pela parceria com a Ufam. “Muitos não conhecem de fato o contexto da Agroufam. Ela não é apenas um espaço de venda, mas é um local de troca, de conhecimento, de vários aprendizados, principalmente do amor e do carinho ao próximo que a gente aprende aqui. É uma honra estar aqui e fazer parte desses dez anos da Agroufam. A Feira foi uma virada de chave na minha vida, me tirou da agricultura para ser uma microempreendedora. Então, vamos valorizar a Agroufam porque aqui a gente encontra apoio, conhecimento, prospera em conhecimento e tem mudança de vida. Que venham mais dez anos de Agroufam”, comemorou. 

A edição da Agroufam segue até o dia 1º de novembro nas dependências da FCA 1 e 2.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página