Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Direção da FT apresenta resultado da avaliação da qualidade da água dos bebedouros
Início do conteúdo da página

Direção da FT apresenta resultado da avaliação da qualidade da água dos bebedouros

Acessos: 768

Por Ismael dos Santos

A avaliação foi realizada pelos Laboratórios de Saneamento e de Controle de Qualidade da Faculdade de Tecnologia
 

A potabilidade da água de quatro bebedouros, de um total de treze da Faculdade de Tecnologia, localizados em diferentes blocos, foi objeto de análise no mês de abril de 2024, por professores e estudantes dos Laboratórios de Saneamento e de Controle de Qualidade. 

Ao todo foram analisadas oito amostras de água, sendo duas amostras de cada um dos quatro bebedouros, da seguinte forma: uma amostra coletada antes do bebedouro, no ponto de instalação do aparelho, e outra coletada diretamente na torneira do bebedouro.

Apresentação dos resultados

No dia 31/07, a Direção da FT e o representante dos discentes do cursos de graduação da FT, Mattheus Nogueira da Costa, do curso de Design, receberam os resultados da avaliação, onde constataram-se na análises físico-químicas e microbiológicas das amostras, que a água dos bebedouros está dentro dos padrões de potabilidade para consumo humano,  conforme Portaria do Ministério da Saúde nº  888/2021, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade (Acesse os resultados). 

 

Monitoramento da qualidade da água     

Para o Diretor da FT, Professor Dr. João Caldas do Lago Neto, a avaliação da qualidade da água dos bebedouros, demonstra o compromisso da Faculdade de Tecnologia com a saúde da coletividade. "Parabenizo as professoras Ellen Barbosa de Andrade, coordenadora do Laboratório de saneamento, Ocileide Custódio da Silva, coordenadora do Laboratório de Controle de Qualidade, as técnicas  Alexandra Heronides Saldanha Facinni, Ana Lúcia Barros de Andrade,  Maria Emília de Souza Alves,  Viviane de Oliveira Lima Zeferino e os estudantes Bruno Otávio de Brito Cuesta, acadêmico de Engenharia Química, Lucas Davi de Oliveira Santos e Lucas Lobo Marques, acadêmicos de Engenharia Civil, e a Nataly Costa de Carvalho, acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária da ULBRA, pelo excelente trabalho realizado ao longo desses meses. O monitoramento da qualidade da água dos bebedouros será uma prática constante na Faculdade de Tecnologia, porque entendemos que a saúde da comunidade acadêmica é um dos pilares para o sucesso da nossa instituição".  
 
Para o representante dos alunos, Mattheus Nogueira da Costa, o trabalho foi positivo e a avaliação da qualidade da água precisa ser contínua. "O resultado foi bem satisfatório e tranquilizador, sabendo que após os testes mostraram que a água é potável. No entanto, ainda é preciso ter cuidado por parte da universidade e dos alunos, e periodicamente fazer o teste para garantir o consumo saudável da água". 
 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página