Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Proplan inicia elaboração do novo Planejamento Estratégico - Ufam 2026/2030
Início do conteúdo da página

Proplan inicia elaboração do novo Planejamento Estratégico - Ufam 2026/2030

Acessos: 512

A reunião para o novo Planejamento Estratégico - Ufam 2026/2030 ocorreu nesta quinta-feira, 4, na Sala de Reunião da Reitoria, e teve como objetivos analisar a situação atual e definir os indicadores de desempenho. A titular da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), professora Maria da Glória Vitório Guimarães presidiu o encontro.  

Por Sebastião de Oliveira, Equipe Ascom 

Estiveram presentes os representantes de áreas estratégicas da Universidade, tais como Ensino, Pesquisa, Inovação, Sustentabilidade, Comunicação, Tecnologia da Informação, Assistência Estudantil e Auditoria. No primeiro encontro de vários que devem ocorrer ao longo do segundo semestre de 2024 foi apresentada a cadeia de valor, bem como seus macroprocessos de suporte, governança, finalísticos, além do fator de importância e os alinhamentos de ações quanto às necessidades da sociedade.

Posteriormente, foi realizada uma análise ambiental interna e externa utilizando o método SWOT. De acordo com Glória Vitório, a análise servirá para estabelecer estratégias agressivas (oportunidades e forças), de ajustes (oportunidades e fraquezas), de manutenção (forças e ameaças) e de sobrevivências (ameaças e fraquezas), em reuniões com cada setor estratégico da Universidade.

Por fim, foi apresentado o mapa estratégico com a distribuição por eixos temáticos na perspectiva orçamentária, de aprendizado e crescimento, processos internos, clientes/usuários e sociedade do Balanced Scorecard (BSC) em que serão estabelecidos objetivos e metas, criação de indicadores e ações estratégicas, também em reuniões setoriais ao longo deste segundo semestre.

“Hoje a Proplan iniciou as discussões sobre o novo Plano Estratégico Institucional, que consiste em um documento de caráter obrigatório para Instituições de Ensino Superior (IES) do país, públicas e privadas, conforme o Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Nesse sentido, o Plano Estratégico será o documento que apresenta a Ufam no que diz respeito a filosofia de trabalho, missão, diretrizes e políticas institucionais que orientam suas ações, sua estrutura organizacional e as atividades acadêmico-administrativas que desenvolve e/ou pretende desenvolver”, disse a pró-reitora.

Construção coletiva

De acordo com a professora, o planejamento tem um papel fundamental para a gestão da Universidade na busca de melhorias e resultados, uma vez que nele estão contidas ações a serem desenvolvidas com vistas a alcançar as principais metas institucionais.

“A Proplan busca elaborar um documento de forma participativa, a partir da contribuição de toda a comunidade universitária e da sociedade, por meio de sugestões encaminhadas à consulta pública, para a construção do futuro da nossa Universidade nos próximos cinco anos”, afirmou a pró-reitora e acredita que com a elaboração do documento contará com a participação da Administração Superior e de diversas unidades acadêmicas e administrativas, as quais, sob a coordenação da PROPLAN - DPE, irão definir os principais eixos de atuação e as prioridades institucionais para o novo ciclo 2026-2030.

“Para a Ufam atingir os objetivos institucionais, o planejamento é fundamental. Os resultados que alcançamos diariamente são fruto de um planejamento consolidado pela dedicação diária e incansável de nossa comunidade. Assim, o Plano Estratégico deve ser uma peça-chave para que a Ufam possa aperfeiçoar a sua excelência e reafirmar o seu papel como uma instituição comprometida, ousada, educadora, atuante e transformadora”, concluiu a pró-reitora.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página