Página inicial > Notícias > Homenagem e lançamento de livro marcam encerramento de módulo do Parfor no município de Santo Antônio do Içá

Acessos: 270

Solenidade de encerramento do último módulo do Parfor do curso de História em Santo Antônio do Içá contou com a presença de autoridades municipais

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

No último dia 14 de março, ocorreu a solenidade de encerramento do último módulo do curso de História da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promovido pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), no município de Santo Antônio do Içá.
Programação

A solenidade de encerramento contou com o pronunciamento de autoridades universitárias e municipais, com a apresentação de duas manifestações culturais Tikuna desenvolvidas pelos alunos e com a palestra “Uma breve História de Santo Antônio do Içá: dos primórdios à municipalidade”, proferida pelo professor aposentado do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas, Francisco Jorge dos Santos.

Discurso

Durante a cerimônia, a aluna recém-formada Eloídes Nogueira agradeceu, em nome da turma, a contribuição de todos os professores ao longo da jornada acadêmica. “Poder contar com esses professores, que nos fizeram ver a educação sem maquiagem, com olhos críticos e com acolhimento fez toda a diferença. Essa turma iniciou um novo desafio, tínhamos à nossa frente dúvidas e incertezas, mas tínhamos a coragem de buscar uma nova formação e concretizar o sonho de nos tornarmos historiadores e historiadoras. Para isso, contamos com o apoio de muitos professores destemidos e corajosos que vieram para Santo Antônio do Içá”.

Homenagem

Após o discurso, professor Francisco Jorge proferiu palestra sobre a história do município de Santo Antônio do Içá, momento em que foi homenageado pela turma, que estava uniformizada com a camisa estampada com motivos da cidade, com a foto do professor e do livro de autoria dele.
O homenageado agradeceu o reconhecimento da turma. “Agradeço a homenagem, sobretudo, por terem me ajudado, juntamente com outros professores, a furar a ‘bolha’ já cristalizada, que havia em alguns grupos sociais. A partir de agora, com outra visão de mundo, vocês terão novos desafios em busca do conhecimento histórico e de melhorias da área da educação. Agradeço, também por meu rosto ter sido estampado, na camisa, bem na altura dos seus corações”, destacou professor Francisco Jorge.

Lançamento

A solenidade contou ainda com o lançamento da terceira edição do livro do professor Francisco Jorge dos Santos, intitulado "Além da Conquista: guerras e rebeliões indígenas na Amazônia Pombalina”.