Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aula Inaugural da Pós-Graduação foca em discussões de saúde mental e resiliência  
Início do conteúdo da página

Aula Inaugural da Pós-Graduação foca em discussões de saúde mental e resiliência  

Acessos: 701

Ansiedade, depressão e estresse foram pontos abordados na palestra "Saúde Mental na pós-graduação", proferida pela professora Gisele Cristina Rezende, da Faculdade de Psicologia.  

Por Sebastião de Oliveira

Revisão Rozana Soares, equipe Ascom

O auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam), setor Sul do Campus Universitário, tornou-se pequeno para concentrar um número significativo de alunos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade, em Aula Inaugural ocorrida nesta segunda-feira, 11. Na programação, a palestra “Saúde mental na pós-graduação”, proferida pela professora da Faculdade de Psicologia (Fapsi), Gisele Cristina Rezende, possibilitou ao corpo discente o cuidado da saúde mental no processo de formação de mestres e doutores.

Na ocasião, a titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Adriana Malheiro, disse que a Aula Inaugural voltada para os alunos que ingressaram no primeiro semestre de 2024, é um evento de boas-vindas e de esclarecimento dos processos de funcionamento dos  programas de pós-graduação, assim também, uma abordagem relevante quanto à saúde mental do discente. Ela também disse que a atividade programada está aberta não somente à participação dos novatos, mas também conta com a participação dos veteranos.     

Dentre os assuntos abordados durante a recepção, a suspensão da concessão de bolsa de estudos para ambas as formações (mestrado e doutorado) foi questionada pelos discentes. Malheiros disse que está havendo mudanças consideráveis na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre essa situação. Ela garantiu que em breve sairá uma nova portaria da Coordenação com um novo modelo de distribuição de bolsas aos programas de pós-graduação. “o que é importante nesse novo modelo da Capes, em que programas perderam bolsas com nota 3 em anos anteriores, mas que estarão recuperando essas bolsas”, completou Adriana Malheiro.

A pró-reitora esclareceu ainda que, houve cortes de recursos financeiros no âmbito estadual, porém não atingiu diretamente a bolsa da pós-graduação.  “O nosso desejo que esse ano seja de crescimento na pós-graduação e que estes possam continuar com um alto nível de excelência, porque o objetivo da Universidade é a formação de qualidade, preparando-os para o mercado de trabalho, instituições privadas e que cresçam na qualidade acadêmica.      

A palestra

De acordo com a professora Gisele Cristina Rezende, a temática abordada nesta edição de 2024, “Saúde mental na pós-graduação”, é um tema fundamental para a permanência do discente na Universidade, dividido em três pontos principais, quais sejam:  ansiedade, depressão e estresse. Esse dado, segundo a professora, foi considerado altíssimo na última pesquisa realizada, em que alerta os coordenadores dos programas, orientadores, assim como a Universidade, sobre a necessidade de uma observação mais apurada para que o aluno permaneça na Universidade, evitando assim, o seu adoecimento.

De acordo com a pesquisadora, partindo do princípio que saúde física, mental, espiritual e biológica são fatores essenciais de permanência na Academia e que estes possibilitam o desenvolvimento no seu aspecto humano, social e tecnologia. “Nós, enquanto pessoas e Universidade, porquê universidade somos todos nós, docentes, discentes e técnico-administrativos, somos responsáveis por essa saúde mental e, como podemos desenvolver a saúde? trabalhando em conjunto, compartilhando afeto e responsabilidade”, disse Gisele Cristina.         

       

registrado em:
Fim do conteúdo da página