Página inicial > Notícias > Feira Agroufam completa 10 anos. Participe da programação

Feira Agroufam completa 10 anos. Participe da programação

Texto: Profa Dra Jozane Lima Santiago

Fotos: Instituto Acariquara

Divulgação: Ascom Ufam

A abertura dos 10 anos da Feira da Produção Familiar – AGROUFAM, será realizada no dia 07 de março de 2024, no Auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias, setor Sul da Universidade Federal do Amazonas (Avenida General Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I), Manaus, Amazonas. O evento integra a 80ª edição da AGROUFAM que ocorrerá nos dias 07 e 08 de março e é organizado pelo Núcleo de Socioeconomia- NUSEC em parceria com o Instituto Acariquara e Associação dos Produtores Agroecológicos e Artesãos (APROARTES).

Em 2014, inicia no hall 1 e 2 da Faculdade de Ciências Agrárias, o projeto AGROUFAM- feira da produção familiar. Olhar a produção familiar como a integração de povos, culturas, economias locais, redes e fortalecimento comunitário com a materialização de um território de vidas.

Em 2024, completamos 10 anos dessa estratégia de mercado e divulgação da diversidade dos produtos da agricultura familiar, do artesanato, da gastronomia amazônica e outros produtos elaborados artesanalmente. A AGROUFAM nasceu com a premissa de estabelecer uma feira de comercialização e troca de saberes que têm nos princípios agroecológicos, na segurança alimentar e nutricional, na inovação social e tecnológica, na extensão universitária, a inclusão social de pessoas que se dedicam para que a produção familiar chegue aos consumidores.

O projeto tornou-se um programa de extensão da UFAM e além da comercialização e divulgação de produtos potencialmente capazes de estimular negócios sustentáveis, vem fortalecendo as agriculturas familiares, a economia solidária, os saberes ancestrais, a cultura alimentar e os produtos regionais. Em outro aspecto, possibilita um espaço de socialização, igualmente, estimula o intercâmbio de conhecimento e integração de interesses entre os agricultores, as agricultoras, artesãos e artesãs com a comunidade acadêmica, estabelecendo também uma relação direta entre produtores e consumidores.

A programação de abertura dos 10 anos, no dia 07 de março, acontecerá às 10h no Auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias e contará com uma mesa de abertura e convidados. Nessa ocasião, teremos uma homenagem ao Centenário do Prof. Samuel Benchimol, a divulgação da programação para as mulheres e a cerimônia de agradecimento da emenda parlamentar que potencializará as atividades de extensão rural junto aos agricultores familiares da AGROUFAM. Maiores informações do evento dos 10 anos da AGROUFAM por meio dos telefones (92) 98424-8285, 98844-1721 e 999165-2925.